23 abril 2007

23 abril 2007

Bacalhau com Broa

6 comentários
 
No fim-de-semana andei à procura de receitas de bacalhau com broa e encontrei uma interessante, colocada pela Cristina no Ovo Estrelado. Experimentámos fazer e foi mais que aprovada - eu não conhecia esta forma de fazer este prato, com bacon e pimento, mas os sabores ligam-se muito bem, resultando num jantar fácil de fazer e muito agradável.


Ingredientes (a receita original era para 8 pessoas, nós reduzimos para metade, para 4):
1 broa de milho grande
2 lombos de bacalhau
1/2 pimento vermelho
100g de bacon
1/2 cebola grande
4 dentes de alho
2,5dl de leite
1/2 limão pequeno
azeite
coentros
pimenta


Preparação:
Para começar, misture o leite com o sumo de limão e tempere com pimenta. Coloque o bacalhau a demolhar nesta mistura durante pelo menos uma hora.

Enquanto espera, vá preparando os restantes ingredientes - pique a cebola, o alho, e os coentros, reservando separadamente; corte o pimento e o bacon em tiras. Feito isto, comece a preparar a broa - esfarele o miolo da broa para uma taça grande e misture com os coentros picados, com alho picado (eu usei 2 dentes de alho, mas pode pôr mais ou menos, conforme o gosto) e azeite. Aqui é importante seguir a recomendação da Cristina: "a broa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada".

Quando tiver passado pelo menos uma hora, dê uma pequena fervura ao bacalhau, ainda misturado com o leite, para ajudar a desfiá-lo. Retire o bacalhau, mas reserve o leite. Desfie o bacalhau, retirando todas as peles e espinhas. Junte o leite à broa e misture bem.

Agora pegue numa panela, deite-lhe um pouco de azeite, a cebola picada e o restante alho (cerca de 2 dentes) e deixe refogar. Junte o bacalhau, o bacon e o pimento. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 a 20 minutos.

Finalmente, pegue numa travessa, unte-a com azeite e forre o fundo com metade da broa. Por cima deite o bacalhau com bacon e pimento e cubra novamente com broa. Deite um pouco mais de azeite por cima e leve ao forno até alourar.

Depois basta servir!

6 comentários


Cristina disse...

Muito obrigado pela simpática referência e parabéns pelo blog, irei adicioná-lo já, pois pelo que vejo tem excelentes dicas!

É de facto uma delicia este prato, os ingredientes ligam muito bem...


Anónimo disse...

Eu já tinha feito este prato, também atraves da receita do "Ovo Estrelado". È óptima e já repeti varias vezes.


Elvira disse...

Bem, bacalhau com broa, em si, já é uma delícia. Se ainda por cima a receita for da Cristina, então... :-)


semente de sésamo disse...

Esta receita é um bocadinho diferente da que costumo fazer... vou experimentar sem falta!


Manuela © disse...

Adorei esta receita :) Qualquer dia tenho de experimentar.


Bacalhau disse...

Bacalhau com broa fica sempre bem. Obrigado pela partilha.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff