13 setembro 2008

13 setembro 2008

Arancini de risotto

7 comentários
 

Um bom risotto é um prato que demora algum tempo a fazer, mas vale bem a pena. Aqui no blog já temos duas receitas diferentes, e é fácil encontrar - ou inventar - muitas outras. No entanto, que fazer quando no final da refeição sobra risotto? Os italianos encontraram a melhor resposta para esta questão, criando os arancini ('laranjinhas', em italiano), que não são mais do que bolinhas de risotto fritas, geralmente recheadas de queijo.

A receita é muito simples, mas é uma excelente forma de transformar o que sobrar de um bom risotto numa bela entrada (ou mesmo num prato principal) para a refeição seguinte.


Ingredientes (as quantidades dependem de quanto risotto tiver sobrado):
Sobras de risotto
Ovos
Farinha
Pão ralado
Queijo mozarella
Óleo


Preparação:
Prepare um prato com a farinha, uma taça com os ovos batidos (a quantidade depende de quantos arancini for preparar) e outro prato com o pão ralado.

Pegue com as mãos num pouco do risotto e molde uma bola, do tamanho de uma pequena laranja (daí o nome deste prato). Com um dedo, abra um buraco na bola e coloque-lhe dentro um bom pedaço de mozarella (que irá derreter durante a fritura, dando um sabor óptimo aos arancini). Volte a fechar. Passe a bola pela farinha, depois pelo ovo, e finalmente pelo pão ralado. Repita até usar todo o risotto.

De seguida, aqueça o óleo bem quente, baixe o lume e frite os arancini até ficarem bem dourados. Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo e sirva imediatamente.


P.S. Os arancini da foto ficaram meio espalmados e quebrados - coloquei-lhes uma folha de papel absorvente por cima para retirar o óleo e carreguei um pouco demais (e eles são bastante frágeis...). Paciência - quando voltar a fazê-los, se me lembrar, tirarei nova foto.

7 comentários


Chef Janvier disse...

Ahhhh, mesmo espalmidinhos têm um belo aspecto. Comia agora 2 ou 3...


Elvira disse...

De facto, essa é uma bela maneira de reciclar sobras de risotto. Também costumo fazer arancini. :-)

Abraço.


Anónimo disse...

Somos fas cá em casa. Ja fiz com risotto de espargos verdes e com risotto de porcini. Nhami :)


Luciana Macêdo disse...

Por aqui é difícil sobrar risotto, mas vou guardar a sugestão.
Bjs!


Mari Rezende disse...

Adoreeeei a dica! É uma ótima solução, realmente!
Beijinhos


Clumbsy Cookie disse...

Ai como eu gosto de aranccini!


Anónimo disse...

muito interessante a utilização da sobra do risotto, diga-se de passagem o meu prato preferido. Parabéns pelo blog, abração, Ronaldo Rossi


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff