27 janeiro 2010

27 janeiro 2010

Vitela panada com pinhões e puré de maçã e louro

8 comentários
 

A receita foi retirada de um livro de que já cá falámos, mas que vale sempre a pena referir de novo - "A Cozinha Italiana de Augusto Gemelli", do chef Gemelli; fi-la há pouco, para o jantar de hoje, e foi muito bem recebida. É um prato interessante, saboroso, com os pinhões a dar uma textura inesperada à vitela. O puré resulta muito bem - e a ideia do louro é pouco comum, pelo menos nas versões que conheço do puré de maçã. Vale a pena experimentar!

Ingredientes (2 pessoas):
300g de lombo de vitela
100g de pinhões
2 maçãs reinetas
vinho branco
farinha
louro
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Prepare primeiro o puré, dando alguns golpes nas maçãs e introduzindo nos mesmos algumas folhas de louro. Coloque num recipiente de ir ao forno, regue com um pouco de vinho branco, tape com folha de alumínio e leve ao forno a 200º até a maçã estar cozida. Retire do forno, separe a casca, os caroços e o louro, ficando apenas com a polpa das maçãs. Triture bem com a varinha mágica e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Corte o lombo em fatias com cerca de 1cm de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Faça um polme juntando farinha (2 ou 3 colheres de sopa) com um pouco de água - se estiver demasiado líquido junte mais farinha, se estiver demasiado empapado deite mais água. Entretanto triture os pinhões grosseiramente (num almofariz, por exemplo) e espalhe-os num prato. Leve uma frigideira com azeite ao lume, deixe o azeite ficar quente e reduza para lume médio. Passe as fatias de lombo pela polme, depois pelos pinhões e frite no azeite até os pinhões estarem tostados. Retire e absorva o excesso de gordura em papel absorvente.

Sirva de imediato, acompanhado pelo puré (aqueça-o antes de servir ou, em alternativa, sirva-o frio).

8 comentários


Chef Janvier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Chef Janvier disse...

Gosto de puré de maçã mas lá em casa sou o único. A ver se com o louro conquisto adeptos. A receita tem bom aspecto e com uns bifes da vazia que estão por agora no congelador em casa também vai ficar bem de certeza.


ameixa seca disse...

No mínimo é muito interessante :)


Mary disse...

Olá,
Ficou com um aspecto sensacional
essa carne.E deve ser muitíssimo boa


binhos,


Yasmin disse...

Olá!
Vocês conhecem os sapatos Crocs Bistro e Profi Birki Super Birki?
Estes sapatos são especialmente desenvolvidos para e chefes de cozinha
São muito confortáveis, antiderrapantes e impermeáveis
Os meus eu comprei na Loja Perere... dá para comprar online... Vale a pena conferir!!! www.lojaperere.com.br
Bjs.


Chef Janvier disse...

Ok, já experimentei. Usei bife da vazia, que ficou muito bom - tenrinho e rosado por dentro, muito macio. A cobertura é que me correu mal de início, com o polme a sair todo mas depois lá me entendi com o assunto e ficou saboroso. A gordura do azeite e dos frutos secos tornam o bife mais gorduroso, mas já se sabe, gordura é gulodice...


Frederico Ribeiro disse...

Já experimentei esse puré de maça e de facto o louro faz diferença.

continuação de bom trabalho e que venham mais receitas.


Anónimo disse...

Não tinha pinhões, fiz com nozes! Um espétaculo! :))


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff