30 Abril 2012


Já tinha pedido rabo de boi no talho para fazer sopa mas desta vez estava ali mesmo cortadinho e arrumado na cuvete, no expositor da carne já cortada e embalada, a pedir para eu o transformar em sopa. Comprei ainda 2 cortes de chambão com o ossobuco, para dar ainda mais sabor e aproveitar a medula. E com o dia frio e chuvoso, apeteceu mesmo uma sopa rica. A única parte chata desta sopa é que passa muito tempo ao lume para ficar mesmo boa. Há uns pacotinhos de sopa em pó que dizem ser sopa de rabo de boi. Experimentem o “artigo genuíno” que vão gostar.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 rabo de boi (cerca de 800 g)
1 corte de chambão (cerca de 250 g)
Farinha q.b.
50 ml de azeite
1 cebola grande, em rodelas finas
1 cenoura grande, cortada finamente (usei descascador de batatas)
1 aipo, cortado em rodelas finas
½ nabo
3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 copo (200 ml) de vinho tinto
1.5 litros de água
2 colheres de sopa de manteiga
Ervas aromáticas frescas

Envolva os cortes de rabo de boi em farinha. Aqueça o azeite na panela onde vai fazer a sopa e aloure o rabo de boi dos vários lados. Retire a carne e reserve.
Aloure as rodelas de cebola. Junte a cenoura, o aipo e o nabo, cozinhando por alguns minutos. Junte a polpa de tomate e mais algum azeite se necessário, mexendo a mistura.
Adicione o vinho tinto e levante fervura. Juntar o rabo de boi, a água e o corte de chambão, com a carne em pedaços. Cozinhe em lume brando deixando a panela meio tapada. Ao fim de meia hora, retire a medula do osso do chambão e reserve. Mantenha em lume brando por pelo menos mais 1 hora. Engrosse a sopa diluindo alguma farinha com a manteiga e um pouco do caldo da sopa, juntando agora à panela. Retire do lume e junte algumas folhas de ervas aromáticas frescas (tomilho, hortelã, salva, salsa, enfim – o que tiver à mão e que goste).
Desfie um pouco da carne do chambão e do rabo e devolva à sopa.
Sirva bem quente, com uma torrada de pão alentejano barrada com a medula e alguma manteiga.

22 Abril 2012

 Muitas vezes o que mais apetece na cozinha é simplificar; fazer qualquer coisa simples, rápida, mas saborosa. Esta é uma dessas receitas - não tem grandes truques, nem grandes ingredientes, mas resulta tão bem que se tornou uma favorita cá em casa. E é versátil - já a fiz com e sem pesto, com fuet em vez de chouriço, com pedaço de queijo halloumi misturados, com e sem pinhões, com ervas aromáticas... Enfim, é daquelas receitas nas quais é fácil inventar. Talvez por isso as quantidades não sejam fixas, e daí o nome: tagliatelle "a olho". Vão-se pondo ingredientes, até estar bem.


Ingredientes (2 pessoas):
250g de tagliatelle (de preferência frescos, ou caseiros)
cerca de 250g de cogumelos portobello (ou outros)
chouriço (do tipo que preferir, e na quantidade que lhe parecer bem)
pesto (confesso - foi mesmo de frasco. usei cerca de 4 colheres de chá)
raspa e sumo de 1 limão
1 boa mão-cheia de pinhões
2 dentes de alho
queijo parmesão
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Comece por limpar e cortar os cogumelos em quatro. Num almofariz esmague o alho com bastante azeite e a raspa do limão e, com a ajuda de um pincel de cozinha, pincele bem os cogumelos com o líquido resultante.

De seguida, leve uma panela ao lume com bastante água e um punhado de sal (para a massa) e aqueça uma frigideira em lume forte. O ideal é que a massa fique cozida mais ou menos ao mesmo tempo que os cogumelos e o chouriço fiquem prontos (o tempo dependerá do tipo de massa utilizada).

Deite os cogumelos na frigideira, temperando-os com sal. Entretanto corte o chouriço em rodelas e depois em tiras pequenas. Passados 2 a 3 minutos de cozedura junte o chouriço aos cogumelos e deixe fritar um pouco. Espalhe por cima os pinhões, junte o sumo de limão e cozinhe até estar pronto. A massa deverá entretanto estar cozida - retire-a da panela e junte-a à frigideira, envolvendo bem todos os ingredientes. Deite o pesto sobre a massa e misture bem. Finalmente, rale o parmesão directamente sobre a massa e misture mais uma vez.

Sirva imediatamente.
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff