14 Julho 2012

O livro "The Family Meal - Home Cooking With Ferran Adriá" é uma pequena jóia. É um livro de cozinha do grande cozinheiro espanhol, é um livro de receitas do seu restaurante El Bulli, mas ao mesmo tempo... não é bem. O que Adriá reúne neste volume são as receitas da cozinha do El Bulli para as refeições da equipa do restaurante. Ou seja, comida simples, organizada em menus completos, mas com grandes ideias e pratos bastante saborosos. Tudo acessível mas com algumas surpresas pelo meio.
Adoro o livro. E esta receita é um bom exemplo - asas de frango e cogumelos. Nada mais simples. E no entanto, sai um prato ótimo, saboroso, e ideal para qualquer almoço de fim-de-semana. Experimentem e verão.


Ingredientes (2 pessoas):
6 asas de frango
120g de cogumelos shimeji (costumo encontrá-los com alguma facilidade no Continente aqui perto de casa; se não encontrarem substituam por outros)
10 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de tomilho fresco
4 colheres de sopa de vinho branco
50 ml de água
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Corte as pontas das asas (deite-as fora), e corte novamente pela articulação, separando cada asa em dois pedaços. Tempere com sal e pimenta.

Leve uma frigideira a lume médio com azeite e, assim que este estiver quente, deite-lhe as asas. Deixe-as cozinhar, virando-as de vez em quando. Entretanto aproveite para cortar a base dos cogumelos (os shimeji têm geralmente uma base única a partir da qual saem os vários cogumelos - corte a base e descarte-a, separando os cogumelos). Descasque os alhos e corte-os em fatias.

Assim que as asas estiverem douradas (cerca de 30 minutos), junte-lhes o alho e cozinhe por mais cerca de cinco minutos. Nessa altura junte o louro, o tomilho e o vinho branco. Por esta altura já deve ter um aroma óptimo a encher a cozinha! Levante o lume para que o vinho reduza um pouco, e junte os cogumelos. Cozinhe por mais cerca de dois minutos. Finalmente, deite a água, cozinhe mais cinco minutos e estará pronto a servir!
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff