Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens

10 agosto 2008

No Verão, é uma delícia fresca e muito gulosa. Gosto destas sopas de sobremesa, servidas bem frias. O Vitor Sobral publica 5 sopas doces no seu livro “A cozinha de Vitor Sobral” e eu fiz recentemente duas dessas sopas. Esta é a primeira, com excelentes resultados. Achei apenas um pouco doce demais para o meu paladar, que denota logo os excessos de açúcar, mas pode-se dosear a calda de açúcar a gosto, sobretudo se as tangerinas forem boas. Na guarnição, saltei o gengibre confitado, que não tinha, e usei um palito de bolacha.

Ingredientes para 4 pessoas:
Calda de açúcar:
1 dl Água
100 grs de açúcar

Sopa:250 grs de cenoura
1 dl de polpa de maracujá
2,5 dl de sumo de tangerina
1 dl de calda de açúcar (ou q.b.)
Sal q.b. (para a cenoura)

Guarnição:
Gomos de tangerina
Hortelã em juliana
Gengibre confitado


Ferva a água e o açúcar por 3 minutos e deixe arrefecer. Coza a cenoura em água com um pouco de sal, escorra e deixe arrefecer. Emulsione todos os ingredientes da sopa no liquidificador, e junte a calda até que fique doce a seu gosto.

Sirva a sopa bem fria, com a guarnição.

03 agosto 2008


A panna cotta (que significa 'nata cozida') é uma das mais emblemáticas sobremesas italianas - e também uma das mais simples de fazer. Ainda para mais, é versátil: com um pouco de imaginação para inventar coberturas diferentes, presta-se a inúmeras variações.

Se pensar em experimentar, tenha em atenção que, para garantir a consistência certa, o ideal é preparar a panna cotta de véspera, para que esteja tempo suficiente no frigorífico.


Ingredientes (4 pessoas)

Para a panna cotta:
1/2 litro de natas frescas
3 folhas de gelatina
2 colheres de açúcar
limoncello (licor italiano de limão - pode usar rum como alternativa)
extracto de baunilha (opcional)
sal
raspa de limão

Para o coulis de maracujá:
4 maracujás
2 colheres de açúcar


Preparação:
Coloque as folhas de gelatina de molho numa taça com água fria. De seguida, comece a preparar o coulis: abra os maracujás e deite a polpa num tacho pequeno. Junte-lhe as duas colheres de açúcar e leve alguns minutos a lume médio, mexendo até engrossar. Retire do lume e deite no fundo da forma que vai utilizar para a panna cotta (no meu caso, como se vê na foto, usei uma forma de bolo inglês - não é muito comum, mas possibilita o corte em fatias; o mais tradicional será no entanto uma forma de pudim - ou várias formas individuais).

Deite noutro tacho as natas e junte-lhes as duas colheres de açúcar restantes. Mexa, junte um pouquito de sal e a raspa do limão (se desejar, pode deitar também umas gotas de extracto de baunilha). Leve a lume brando e deixe aquecer, mexendo de vez em quando, mas sem ferver. Nesta altura, retire as folhas de gelatina da água, escorra-as bem e junte-as às natas. Deite também um pouco (meio cálice, talvez) de limoncello (ou rum, em alternativa). Mexa mais 1 minuto ou 2 e está pronto: deite na forma, sobre o coulis de maracujá, e deixe arrefecer.

Leve ao frigorífico de um dia para o outro, para solidificar e ficar no ponto certo. Sirva bem fresca.

17 maio 2008


Eu sei que nos últimos tempos já aqui coloquei várias receitas de gelados, mas tenho mesmo de colocar mais esta, que é extremamente simples e com um sabor fantástico. Os gelados são um vício, ainda para mais agora que arranjámos uma máquina de gelados, que torna a preparação muito mais rápida e eficiente.


Ingredientes (4 pessoas):
200g de frutos silvestres (amoras, framboesas...)
100g de açúcar
100ml de natas para bater
100ml de leite
essência de baunilha (opcional)


Preparação:
O ideal para esta receita será usar frutos silvestres frescos, mas caso não os tenha à mão pode utilizar dos congelados, que se arranjam facilmente nos supermercados. Foi o que eu fiz neste caso, tendo-lhes juntado alguns morangos frescos que tinha em casa.

Comece então por colocar os frutos num recipiente e junte-lhes o açúcar. Se quiser, deite umas gotas de essência de baunilha - atenção, umas gotas apenas, para não se arriscar a que o sabor da baunilha se sobreponha ao dos frutos!

Com a ajuda de uma colher de pau, vá esmagando os frutos e misturando-os com o açúcar - perca algum tempo nesta fase, até a maior parte da fruta estar transformada numa polpa líquida. Haverá pedaços menos triturados, mas não se preocupe - são esses que dão textura ao gelado. Entretanto, num recipiente à parte, bata as natas até ficarem sólidas. Junte-as, bem como o leite, à polpa de frutos. Misture tudo muito bem.

Se tiver uma máquina de gelados, ligue-a e deite-lhe a polpa, seguindo as instrucções do fabricante. Caso contrário, leve ao congelador e espere até se começarem a formar cristais de gelo nos bordos do gelado. Retire e bata muito bem com um garfo ou uma batedeira, até quebrar todo o gelo. Leve de novo ao congelador por mais 2 a 3 horas - vá retirando de meia em meia hora, voltando a quebrar os cristais de gelo com um garfo ou batedeira. No final deste tempo deverá estar pronto a servir.

Se necessitar, conserve no congelador em recipiente fechado.

07 abril 2008

Continuo a explorar, com bons resultados, o livro de gelados que comprei. Desta feita, em vez de um sorvete, fiz um gelado propriamente dito. A diferença entre ambos é que enquanto o sorvete é normalmente feito à base de gelo e fruta, o gelado leva leite ou natas, ficando mais cremoso.


Ingredientes (6 pessoas):
150ml de água
200g de açúcar extrafino (se não tiver açucar extrafino, coloque açúcar normal num copo misturador e triture bem)
900g de morangos frescos, mais uns quantos para decorar
300ml de natas
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 laranja


Preparação:
Junte a água e o açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre até o açúcar se dissolver totalmente na água. Assim que começar a ferver, deixe ficar ao lume por mais 5 minutos, sem mexer. Retire e deixe arrefecer por pelo menos 1 hora. Aproveite entretanto para bater bem as natas e colocá-las no frigorífico.

De seguida, lave bem os morangos e passe-os por um passador. Esta é uma boa actividade anti-stress - coloque os morangos no passador e esmague-os de encontro à rede; pode também ajudar com uma colher de pau, mexendo-os bem dentro do passador. Obterá um puré de morango, sem sementes. Assim que a calda de açúcar tiver arrefecido, junte-lhe este puré de morangos e adicione também os sumos do meio limão e da meia laranja.

Se tiver uma máquina de gelados, misture agora as natas batidas com a mistura de morango e coloque na máquina, seguindo as instruções do fabricante para fazer o gelado.

Se não tiver máquina, coloque a mistura de morango (sem lhe misturar as natas!) num recipiente e leve ao congelador, destapado, durante 1 a 2 horas (até começar a congelar nos bordos). Retire do congelador e bata bem com um garfo ou com uma batedeira até quebrar os cristais de gelo e tornar a mistura homogénea. Junte nesta altura as natas batidas, misture tudo muito bem e volte a colocar no congelador por mais 2 ou 3 horas, retirando de meia em meia hora e batendo com um garfo para quebrar os cristais de gelo.

Sirva decorado com morangos.

(Tal como no sorvete de maracujá, pode conservar este gelado no congelador, em recipiente fechado).

30 março 2008

Já há algum tempo que procurava um bom livro com receitas de gelados e sorvetes, para começar a fazê-los em casa. E como por vezes as coisas que procuramos surgem nos lugares mais improváveis, acabei por achar o livro que queria numa loja de decoração para a casa (a Zara Home). O livro chama-se "Helados" (é uma edição espanhola), da autora Susanna Tee, e custa cerca de 5 euros. Tem uma boa variedade de vários tipos de sobremesas deste tipo.

Experimentei ontem fazer uma das receitas e saiu muito bem. A única alteração que deixo na receita aqui publicada é uma redução no açúcar (a quantidade original era demasiada para o meu gosto).


Ingredientes (6 pessoas):
350ml de água
1 folha de gelatina (a receita original usava gelatina em pó, que eu não tinha - usei uma folha e resultou bem)
200g de açúcar
2 limões
10 maracujás (8 para o sorvete e 2 para decorar)


Preparação:
Prepare primeiro os limões - raspe a casca de ambos e esprema-os, guardando o sumo.

De seguida, coloque um pouco de água quente numa taça e deite-lhe a folha de gelatina. Deixe ficar de molho durante pelo menos 5 minutos. Enquanto espera, coloque os 350ml de água numa panela, deite-lhe o açúcar e a raspa dos limões e leve a lume brando, mexendo até dissolver o açúcar na água. Aguarde até levantar fervura - nessa altura, deixe ferver durante 2 minutos, sem mexer, retirando de seguida do lume.

Junte à panela a água onde dissolveu a gelatina e o sumo de limão. Mexa bem. Pegue agora nos maracujás, abra-os ao meio e, com a ajuda de uma colher pequena, retire-lhes toda a polpa para dentro da panela. No final, deite todo o preparado para um recipiente, deixe arrefecer um pouco e coloque no frigorífico durante umas 2 horas.

Assim que o preparado esteja frio, retire do frigorífico e passe por um passador fino para outro recipiente, por forma a retirar todas as sementes e peles do maracujá e as raspas do limão.

Neste momento terá duas hipóteses - se tiver uma máquina de fazer gelados, utilize-a segundo as instruções do fabricante. Caso não tenha (é o meu caso), coloque o recipiente aberto no congelador, durante umas 3 ou 4 horas, até começar a congelar. Passado esse tempo, retire-o do congelador e, com um garfo ou uma batedeira eléctrica, misture bem todo o sorvete, para quebrar os cristais de gelo que entretanto se formaram. Leve novamente ao congelador por mais umas 3 horas ou até terminar de congelar.

Sirva decorado com a polpa dos maracujás que guardou. Se precisar de conservar, guarde no congelador, mas com o recipiente tapado.

03 fevereiro 2008

Fiz pela primeira vez esta sobremesa rapidíssima. Juntamente com o bolo de chocolate em 5 minutos, é uma sobremesa de última hora. Aprendi a receita num workshop no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, e resolvi experimentar em casa. Ficou quase bom – o pudim é saboroso mas ficou feinho, coitado…

A culpa é minha, que acabei por lhe dar demasiado tempo de microondas (ao fim dos 4 minutos deixei por mais 2…) o que lhe deu este aspecto espapaçado e esburacado. Depois, a gula fez com que o servisse demasiado depressa, quando devia ter ficado a esfriar um pouco.

Receita mais simples é difícil.

Ingredientes:

3 ovos grandes
250 ml de leite meio gordo ou gordo
3 colheres de sopa de açúcar
Algumas gotas de extracto de baunilha (opcional)

Caramelo líquido q.b.

Preparação:

Bata um pouco os 3 ovos com o açúcar. Junte o leite e as gotas de extracto de baunilha, se gostar. Deite o caramelo líquido no fundo de uma forma e verta a mistura por cima. Leve ao microondas por 4 minutos na potência máxima. Sirva frio.

Se ao fim dos 4 minutos ficar ainda um pouco líquido, avance mais 40 segundos ou 1 minuto. Mais tempo e o pudim começa a ferver, deixando grandes buracos de vapor como se vê na imagem.

Eu não tinha extracto de baunilha, mas tinha vagem de baunilha, pelo que cortei um pouco e deitei as sementes de baunilha no pudim – são os pontinhos negros na imagem. Sabe bem melhor que os pudim flan artificiais, e é mais rápido. Recomendo.

05 dezembro 2007

O impacto do fondant de chocolate, mais conhecido até por petit gateau, já perdeu a aura de novidade nos restaurantes, desde que se percebeu que a magia do bolinho quente com chocolate derretido lá dentro é apenas uma espécie de mousse de chocolate que vai ao forno por uns 6 a 7 minutos. Mesmo assim, não deixa de ser uma sobremesa de impacto visual, e saborosa.

Partilho aqui uma receita feita na casa da amiga Carla. Há muitas variantes da receita, mas esta posso dizer que ficou boa.


Ingredientes:

200 grs de chocolate de culinária
200 grs de manteiga sem sal
70 grs de farinha
3 gemas de ovo
4 ovos
80 grs de açúcar

Preparação:

Escolha chocolate com elevada percentagem de cacau: acima de 70%. Parta o chocolate em pedaços, e leve a lume brando com a manteiga, mexendo até formar um creme homogéneo.

Deite numa tigela e junte a farinha e as gemas de ovo. Mexa.

À parte, misture os ovos inteiros com o açúcar e bata muito bem. Misture com o preparado anterior.

Ligue o forno a 180º e unte as formas com manteiga e farinha. Use formas de queques, por exemplo, e encha-as a ¾ no máximo. Leve ao forno por 6 a 7 minutos.

A massa vai crescer no forno e terá um aspecto resistente por fora. Desligue o forno e abra a porta por 1 minuto. Deixe repousar fora do forno por 3 a 5 minutos. Se tudo correu bem, a massa cozeu só por fora, deixando o interior perfeitamente líquido.

Sirva de imediato, com uma bola de gelado. Polvilhe com açúcar fino, se apreciar.

25 novembro 2007

Tinha umas maçãs e umas pêras a mais e queria fazer uma sobremesa. Ao folhear os livros de cozinha que tenho em casa, parei na página com a receita de Tiramisù. Não é uma sobremesa que leve frutas, mas... porque não? Resolvi arriscar uma adaptação, substituindo os habituais palitos la reine por fatias finas de maçã e pêra e pedaços de nozes picadas. Saiu esta variação, que resulta bastante bem.


Ingredientes (4 pessoas):
2 maçãs
3 pêras
3 ovos grandes
100g de açúcar
250g de queijo mascarpone
nozes picadas
1 colher de sopa de açúcar amrelo
canela
cacau em pó


Preparação:
Comece por descascar as maçãs e as pêras. Retire-lhes os caroços e corte-as em fatias finas. Coloque as fatias num pirex, polvilhe com o açúcar amarelo e com canela (a gosto). Leve ao forno por uns bons minutos (com cuidado para não deixar queimar o fundo).

De seguida, parta os ovos, separando as gemas das claras em tigelas separadas. Junte metade da quantidade de açúcar às gemas e bata até ficar em creme. Junte o queijo mascarpone e continue a bater até obter uma mistura cremosa.

Bata também as claras com a batedeira até fazerem espuma. Junte-lhes o resto do açúcar e continue a bater até estarem bastante espessas. Junte-as cuidadosamente ao creme de mascarpone.

Pegue agora no recipiente onde vai servir o Tiramisù. Faça uma primeira camada com fatias de maçã e pêra e espalhe por cima algumas nozes picadas. De seguida, deite uma camada de creme de mascarpone. Faça mais uma camada de fruta e nozes e termine com mais uma de creme de mascarpone (dependendo do tamanho da forma, poderá alternar outras camadas, mas termine sempre com uma de creme). Polvilhe com cacau em pó e leve ao frigorífico.

Sirva fresco.

21 agosto 2007


Por vezes as coisas mais simples são as que resultam melhor. Esta sobremesa é um bom exemplo - não é difícil, faz-se num instante, e é uma óptima forma de terminar um jantar com amigos. A receita foi 'roubada' à minha irmã e adaptada até à forma que lhe dou hoje. Os ingredientes não têm quantidades certas - faz-se a olho, consoante o gosto de cada um.


Ingredientes aproximados (4 pessoas):
Gelado de nata (ou de outro sabor, mas com nata resulta muito bem)
Frutos silvestres congelados (ou naturais, mas é mais fácil encontrá-los congelados)
2 paus de canela
1 colher de chá de açúcar amarelo
vinho do Porto
folhas de hortelã


Preparação:
Coloque uma boa quantidade de frutos silvestres num pequeno tacho (deite a olho, consoante a quantidade que vai querer dar a cada pessoa - ou consoante a gula respectiva...). Deite-lhe um pouquinho de vinho do Porto e junte os paus de canela, a hortelã e o açúcar amarelo (na verdade, o açúcar é opcional; eu costumo pôr, mas sou um guloso de primeira...). Leve a lume médio, mexendo de vez em quando - à medida que vão fervendo, alguns dos frutos desfazem-se e ajudam a engrossar o molho.

Aproveite para colocar duas bolas de gelado em taças ou pratos. Assim que os frutos estiverem no ponto (não demora muito, apenas alguns minutos ao lume), deite-os sobre o gelado em cada um dos pratos.

Sirva imediatamente!

29 julho 2007


A base para esta sobremesa é a receita de Maçãs Gratinadas publicada no livro 'Dieta (À Minha Maneira)' de Helena Sacadura Cabral. As diferenças principais para esta versão estão basicamente na fruta (o original leva maçãs e alperces secos, eu ponho maçãs e frutas diversas, dependendo do que tiver em casa) e na canela, que não estava no original, mas que eu acho que fica muito bem. É uma sobremesa simples, saborosa e nada excessiva em calorias...


Ingredientes (4 pessoas):
4 maçãs
1 limão
4 pêssegos (ou pêras ou outra fruta que se queira colocar; nem todas resultam bem, mas é possível obter resultado com muitos tipos diferentes)
1 colher de chá de passas
1 colher de manteiga magra
2 colheres de açúcar

Ingredientes para a cobertura:
2 ovos
1 colher de chá de manteiga magra
2 colheres de sopa de amêndoa ralada
2,5 colheres de sopa de açúcar


Preparação:
Comece por preparar as maçãs: descasque-as e corte-as em oitavos. Coloque-as num pirex, regue com o sumo do limão e espalhe por cima as duas colheres de açúcar. Leve a forno médio por cerca de 15 minutos.

Enquanto espera, coloque as passas de molho e descasque e corte em oitavos os pêssegos (na foto os pêssegos aparecem com casca - foi esquecimento meu; não estraga a receita, mas é menos prático para comer). Prepare a cobertura: bata os ovos com o açúcar até estarem espumosos. Derreta a manteiga e junte aos ovos. Junte também a amêndoa ralada.

Assim que as maçãs estiverem prontas, retire-as do forno e junte-lhe as passas escorridas e os pêssegos. Deite os ovos batidos por cima, polvilhe tudo com canela e volte a colocar no forno por mais uns 10 minutos.

Sirva ainda quente.

16 julho 2007


Quando o Chef Janvier aqui colocou a receita do Bolo Fácil D+, fiquei curioso com o comentário da Colher-de-Pau que referia a sua receita de Bolo de Chocolate feito em 5 minutos. Tão curioso que resolvi experimentá-lo. E resulta mesmo: um bolo muito agradável, fofo e saboroso, cozido em 5 minutos.

E como diz a Colher-de-Pau, é ideal para situações de emergência...


Ingredientes:
4 ovos
200g de açúcar
100g de farinha
150g de chocolate de culinária
120g de margarina ou manteiga


Preparação:

Comece por untar um pirex com alguma manteiga (a Colher-de-Pau recomenda um pirex redondo, de 20cm de diâmetro e com alguma altura).

De seguida, bata os ovos numa tigela com o açúcar e a farinha. Derreta o chocolate com a margarina no microondas e junte à tigela, misturando bem.

Deite a mistura no pirex e leve ao microondas, no máximo, durante 5 minutos.

Desenforme e sirva.

24 maio 2007

Comprei a maquineta da foto numa ida ao Brasil. Chama-se “Fácil D+” e prometia ser uma revolução na cozinha – tudo mais rápido, com menos gordura, e fácil de limpar. Enfim, até soava fácil demais, como diz o nome.

Para surpresa minha, faz um bolo em 9 minutos apenas. Serve para grelhar carne, peixe e legumes, fazer crepes, e pode-se dizer com toda a justiça que faz tostas mistas.

É no entanto perigosa. Pesada, difícil de manusear, com pegas de madeira pequenas, e ao menor descuido queimamos os dedos. É vendida em sessões de demonstração, por uns inacreditáveis 100 reais (quase 40 euros), o que me parece muito caro para uma espécie de cataplana mal acabada. Não foi a minha melhor compra, mas aqui vai a receita de um pequeno bolo de laranja, feito em 9 minutos.

Ingredientes:

Ovos: 3
Açúcar: 150 grs
Óleo: 6 colheres de sopa
Sumo de 1 laranja
Farinha: 150 grs
Raspa de ½ laranja

Bata as gemas com o açúcar. Junte o óleo e depois o sumo de laranja. Deixe a mistura bem homogénea. Adicione a farinha a pouco e pouco, e por fim as claras batidas em castelo e a raspa de laranja.

Leve a Fácil D+ a lume forte. Deite-lhe margarina vaqueiro, deixe derreter e espalhe bem por ambos os lados da Fácil D+. Aqueça bem um dos lados. Vire esse lado para cima, abra a Fácil D+ e deite a massa do bolo. Feche. Baixe para lume brando e aguarde 5 minutos. Vire a Fácil D+ e aguarde 4 minutos. O bolo está pronto a servir.

Nesta minha terceira tentativa, contei os minutos a olho, e deixei um dos lados do bolo um pouco mal cozido, mas ficou bom.

13 maio 2007

Depois de umas férias por terras distantes, eis-me de volta, e com vontade de comer arroz doce.

Esta é a segunda de 3 variantes que estou a experimentar com arroz doce. De tempos antigos que passei em Inglaterra ficaram-me algumas memórias, e o sabor intenso do lemon curd faz parte do reportório. Gosto muito de limão, e sou capaz de comer metade de um limão com o mesmo prazer de quem come uma laranja. Por falar em laranjas, recordo-me de ter feito há alguns anos atrás um arroz doce em que a laranja substituiu o limão – que desgraça...

Nesta receita, o habitual travo de limão no arroz doce sai muito reforçado com o lemon curd, numa receita dedicada a amantes do limão.1

Faça o arroz doce, podendo seguir esta receita.

Para o lemon curd:

Limões: 2
Ovos: 2
Açúcar: 150 grs
Vaqueiro: 120 grs
Farinha maizena: 1 colher de sopa, rasa.

Bata os ovos levemente. Junte o açúcar, a raspa e sumo dos 2 limões, a margarina Vaqueiro, e a colher de maizena.
Leve a lume brando, evitando que ferva, por 6 a 8 minutos, deixando engrossar. Baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos.

Disponha o arroz em tabuleiro, e polvilhe toda a superfície com canela. Enfeite com o lemon curd. Se engrossar o lemon curd com um pouco mais de farinha maizena, poderá usar um saco de pasteleiro com um bico fino para fazer a decoração.

02 abril 2007


Depois da receita de dia 1 de Abril colocada ontem, aqui fica algo mais sério - brownies de chocolate. Para um bolo tipicamente inglês, nada melhor que utilizar uma receita inglesa; esta é a receita dos Brownies feitos na cadeia de restaurantes-escola "Fifteen", de Jamie Oliver, publicada no livro "Cook With Jamie".


Ingredientes (8 a 10 pessoas):
250g manteiga sem sal
200g chocolate preto de culinária, partido em pedaços
150g miolo de noz partido em pedaços
80g cacau em pó
65g farinha
1 colher de chá de fermento
350g açúcar
4 ovos grandes


Preparação:
Comece por aquecer o forno a 180º. De seguida, pegue numa forma rectangular (outro género de formas também serve, mas é mais difícil cortar os brownies com formas regulares) e forre-a com papel vegetal.

Numa taça grande derreta a manteiga e o chocolate (pode ser feito em banho-maria ou, em alternativa mais prática, no micro-ondas), mexendo até ficar suave. Adicione as nozes partidas e misture bem.

Numa taça à parte, junte o cacau, a farinha, o fermento e o açúcar, misture bem e junte à taça com o chocolate, manteiga e nozes. Mexa tudo muito bem. De seguida, bata os 4 ovos e junte à mistura, mexendo sempre até obter uma consistência sedosa.

Deite a mistura na forma e coloque no forno durante cerca de meia-hora ou um pouco mais - se espetar um palito e este vier com a mistura ainda líquida, é cedo para tirar; mas também não deve retirar só quando não vier nada agarrado, tal como se faz com um bolo. Os brownies querem-se fofos e ligeiramente mal cozidos por dentro.

Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer ainda na forma durante uma ou duas horas. Desenforme e corte em pedaços rectangulares, não muito grandes - estes brownies são muito bons, mas devem ser consumidos em doses moderadas...

08 março 2007

Primeira de 3 variantes que vou experimentar com arroz doce.

Como arroz doce com uma gula voraz. Acho sempre risíveis as tacinhas que me servem em restaurantes, porque tudo o que seja menos de meia travessa nunca me deixa saciado. É uma vergonha ser assim, eu sei, mas se toca a arroz doce, não me peçam para mudar. Gula assumida e ponto final.

Pensei que arroz doce com maçã assada pudesse ficar bem, e meti-me na cozinha. Arroz no fogão, maçãs no forno. No fim, misturar e servir em taças e travessas. Gostei, mas esperava mais do resultado final. Com o arroz frio, soube-me melhor (sim, sou desses que comem o arroz doce ainda quente – gula assumida, já disse), e concluindo, acho que é apenas uma variante, tal como pôr ou não pôr ovos.

Para o arroz doce:

Ferver a água com as cascas de limão e com o pau de canela. Junte o arroz e deixe cozer. Adicione o leite e o açúcar em fervura branda, deixando reduzir até obter uma consistência cremosa.

Arroz: 200 mg
Água: 600 ml
Limão: 3 cascas
Pau de canela: 2 unidades
Leite: 1 litro

Para as maçãs assadas:

Com um descaroçador, remova o centro das maçãs, disponha em tabuleiro e polvilhe de açúcar e canela. Regue com o vinho do porto e leve a forno médio (170º) por 20 a 25 minutos.

Maçãs: 9 (assei reinetas e golden, mas no arroz usei apenas reinetas)
Canela: q.b.
Açúcar: q.b.
Vinho do porto: 1 cálice (50 a 70 ml)

No fundo do tabuleiro, o sumo da maçã junta-se ao vinho para criar uma geleia saborosa – ainda tenho de arranjar maneira de fazer esta geleia em quantidades generosas.

Numa taça, juntei 2 maçãs grandes e o arroz doce. Distribuí por taças e travessas e decorei com canela e raspas de limão.

11 fevereiro 2007

Num jantar de família no Sábado passado, resolvi fazer pela primeira vez uma das minhas sobremesas preferidas, pêras bêbedas. À receita tradicional resolvi adicionar algo que julgo que combina bastante bem - creme de mascarpone. Saiu bem e fica aqui a receita que segui.

Ingredientes para as pêras (4 pessoas):
8 pêras
1 limão
350g açúcar
7,5 dl de vinho tinto
1 cálice de vinho do Porto
1 pau de canela

Comece por descascar as pêras, com o cuidado de não lhes retirar o pé. Deite-lhes por cima o sumo do limão.
Coloque o açúcar num tacho largo, cubra o açúcar com água e coloque ao lume. Passado um pouquinho, junte o vinho e aguarde até ferver. Nessa altura, junte o pau de canela a uma ou duas cascas de limão.
Coloque as pêras no tacho e reduza para lume brando, deixando cozer até as pêras estarem macias.
Retire as pêras para uma taça mas não retire o tacho do lume - junte ao vinho o cálice de vinho do Porto e continue a deixar ferver, até ficar uma calda parecida com xarope. Nessa altura, retire do lume e deite por cima das pêras.
Deixe arrefecer.


Ingredientes para o creme de mascarpone (4 pessoas):
500g queijo mascarpone
4 colheres de sopa de açúcar
essência de baunilha (líquida)

Misture o queijo com o açúcar e deite umas gotas de essência de baunilha, para dar gosto.

Sirva duas pêras em cada prato, com uma bola de creme de mascarpone.

23 janeiro 2007



O crumble é uma daquelas sobremesas que é fácil de fazer e é sempre bem recebida. A receita que sigo é baseada numa publicada pela Vaqueiro, originalmente com maçãs, mas à qual acrescentei as pêras.
É curioso que muitas vezes não há a percepção de que a cobertura do crumble (tal como muitas vezes, mas não sempre, as bases dos cheesecakes) não leva bolacha, mas sim uma mistura de farinha, açúcar e margarina (ou manteiga). Suponho que se possa conseguir um efeito semelhante usando bolacha esmigalhada, embora nenhuma das receitas de crumble que conheço o faça.


Ingredientes (4 pessoas):
3 maçãs
1 ou 2 pêras
algumas sultanas
algumas nozes
2 a 3 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de maisena
200g de farinha
80g açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
100g de margarina

Preparação:
Antes de mais, comece por ligar o forno para 200º.
De seguida, prepare os ingredientes: corte as maçãs e as pêras em pedacinhos pequenos (a receita original sugeria ralar a maçã num ralador - eu tentei e o resultado não foi bonito; parecia mais puré de maçã do que maçã ralada. Desde então que prefiro ser eu a cortar em pedaços pequenos, à faca, sem esmagar...), abra as nozes e parta-as também em pedaços pequenos.
Coloque os pedaços de maçã e pêra numa tarteira de ir ao forno. Coloque por cima algumas sultanas (a gosto) e as nozes. Polvilhe com a maisena e regue com o vinho do Porto. Misture tudo bem.
Agora prepare a cobertura (a tal que não leva bolacha): numa tigela coloque a farinha, o açúcar e a canela em pó e a margarina cortada em pedaços pequenos. Comece a misturar com as mãos, tentando esfarelar a margarina com as pontas dos dedos, até toda a mistura ter um aspecto arenoso.
Espalhe a mistura sobre as maçãs e as pêras, calcando ligeiramente, para dar um aspecto mais uniforme à cobertura. Leve ao forno e deixe cozer até a cobertura estar dourada.
Sirva com uma bola (ou mais...) de gelado de nata.
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff