31 agosto 2007

31 agosto 2007

Muffins choc’ orange

3 comentários
 
Já não sei como dei pela primeira vez com a escrita da Elvira, mas sei que por inacreditável que pareça, cheguei primeiro à versão francesa do seu famoso blogue. E deliciei-me, como qualquer pessoa que lá chega, mas aquilo era intrigante! Então ela é portuguesa, residente em Portugal, mas tem um blogue em francês? A juntar às delícias da culinária, vinha o mistério de quem era aquela cozinheira, que história de vida seria aquela. Estava eu em finais de 2006 e experimentei então uma receita que tinha uma bela foto: os muffins choc’orange. Em francês tudo aquilo parecia poético: (...) Mmmmhhh... le mélange chocolat-orange...! le chocolat concassé (...) Mélanger délicatement (...), enfim, a água subia na boca e lá fui fazer os ditos muffins para estrear umas formas de silicone compradas no Lidl. Quentinhos, são uma delícia. A receita copiada da Elvira é a seguinte:

Ingredientes para 8-10 unidades

- 3 chávenas* de farinha para bolos com fermento
- 1 chávena de açúcar
- 1 boa pitada de sal fino
- 2 ovos
- 1 chávena de leite
- 1/2 chávena de óleo
- 2 colheres (sopa) de raspa de casca de laranja
- 180 g de chocolate preto (barra) picado grosseiramente
- 1 colher (sopa) de aguardente velha
- 1 colher (sopa) de sumo de laranja
- óleo e farinha q.b.

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar forminhas com um bocadinho de óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater muito bem a farinha com o açúcar, o sal, os ovos, o leite e o óleo até obter uma massa homogénea.

Juntar a raspa de laranja, o chocolate picado, a aguardente e o sumo de laranja. Envolver delicadamente com o auxílio de uma colher de pau.

Distribuir a massa pelas forminhas até aos 2/3. Levar a cozer a 190ºC no meio do forno por aproximadamente 20 minutos.

Deixar amornar um pouco e desenformar delicadamente sobre uma grelha. Servir os muffins mornos ou frios, mas eu prefiro mornos.

3 comentários


Elvira disse...

Fico feliz por ter testado... e aprovado! :-)

A "tasca" é muito mais velha que o "bistrot", por isso não é de admirar que conhecesse esse primeiro.

De resto, a história é simples: os meus pais imigraram para França quando eu tinha 1 ano de idade. Fui parisiense durante 30 anos... E regressei a Portugal... via Timor Leste! Tive uma proposta de trabalho em Lisboa no gabinete de um político timorense. Poucos meses a seguir ao referendo, fui trabalhar para Díli com o meu chefe... e depois, quando regressei a Portugal, instalei-me na minha terra natal de onde é escrito o blog. Simplesmente.

Beijinhos.


Chef Janvier disse...

Que bela história - deu literalmente a volta ao mundo. Sinto-me lisonjeado por a ter partilhado. Eu e o Chefe Spadanini já tínhamos dito que um dia destes devíamos organizar uma almoçarada de blogues culinários, talvez no tal restaurante de rodízio, aí no "médio Tejo". Mais uma vez, muitos parabéns pelos seus blogues.


Elvira disse...

Sinceramente, eu adoraria organizar qualquer coisa com os blogueiros portugueses. Um piquenique ou qualquer coisa assim. O que acham?

Um abraço.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff