30 março 2008

30 março 2008

Sorvete de maracujá

6 comentários
 
Já há algum tempo que procurava um bom livro com receitas de gelados e sorvetes, para começar a fazê-los em casa. E como por vezes as coisas que procuramos surgem nos lugares mais improváveis, acabei por achar o livro que queria numa loja de decoração para a casa (a Zara Home). O livro chama-se "Helados" (é uma edição espanhola), da autora Susanna Tee, e custa cerca de 5 euros. Tem uma boa variedade de vários tipos de sobremesas deste tipo.

Experimentei ontem fazer uma das receitas e saiu muito bem. A única alteração que deixo na receita aqui publicada é uma redução no açúcar (a quantidade original era demasiada para o meu gosto).


Ingredientes (6 pessoas):
350ml de água
1 folha de gelatina (a receita original usava gelatina em pó, que eu não tinha - usei uma folha e resultou bem)
200g de açúcar
2 limões
10 maracujás (8 para o sorvete e 2 para decorar)


Preparação:
Prepare primeiro os limões - raspe a casca de ambos e esprema-os, guardando o sumo.

De seguida, coloque um pouco de água quente numa taça e deite-lhe a folha de gelatina. Deixe ficar de molho durante pelo menos 5 minutos. Enquanto espera, coloque os 350ml de água numa panela, deite-lhe o açúcar e a raspa dos limões e leve a lume brando, mexendo até dissolver o açúcar na água. Aguarde até levantar fervura - nessa altura, deixe ferver durante 2 minutos, sem mexer, retirando de seguida do lume.

Junte à panela a água onde dissolveu a gelatina e o sumo de limão. Mexa bem. Pegue agora nos maracujás, abra-os ao meio e, com a ajuda de uma colher pequena, retire-lhes toda a polpa para dentro da panela. No final, deite todo o preparado para um recipiente, deixe arrefecer um pouco e coloque no frigorífico durante umas 2 horas.

Assim que o preparado esteja frio, retire do frigorífico e passe por um passador fino para outro recipiente, por forma a retirar todas as sementes e peles do maracujá e as raspas do limão.

Neste momento terá duas hipóteses - se tiver uma máquina de fazer gelados, utilize-a segundo as instruções do fabricante. Caso não tenha (é o meu caso), coloque o recipiente aberto no congelador, durante umas 3 ou 4 horas, até começar a congelar. Passado esse tempo, retire-o do congelador e, com um garfo ou uma batedeira eléctrica, misture bem todo o sorvete, para quebrar os cristais de gelo que entretanto se formaram. Leve novamente ao congelador por mais umas 3 horas ou até terminar de congelar.

Sirva decorado com a polpa dos maracujás que guardou. Se precisar de conservar, guarde no congelador, mas com o recipiente tapado.

6 comentários


Elvira disse...

Até parece que é Verão (suspiro)...! E ainda nem Primavera temos... (mais um suspiro). ;-)

Esse sorvete magnífico fez entrar um raio de sol pela minha casa dentro.

Abraço.


Migas disse...

Maracujá é "apenas" o meu fruto favorito! Adoro o amarguinho! :o) Bela foto e receita!


paula disse...

nao imaginam o quanto eu amo maracuja...este geladinho fez-me babar...obrigada pela receita

bjs


Chef Janvier disse...

Que belo aspecto. E como hoje está calor, ainda se torna mais apetecível.

Já usei daquelas latas de polpa de maracujá - não é bem o mesmo que a fruta fresca mas engana bem se for para fazer o sorvete e é muito mais barato. Para decorar convém que seja polpa fresca.

Repito - que belo aspecto!


claudia disse...

Na Zara Home..tenho de espreitar! Este gelado tem um ar de Verão magnífico!Gosto de maracujá, a fruta da paixão..


Anónimo disse...

Gostei da sugestão e consegui comprar o livro. É delicioso. Obrigada pela dica e muitos parabéns pelo seu blog

maria teresa


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff