10 agosto 2008

10 agosto 2008

Sopa de tangerina e hortelã

3 comentários
 
No Verão, é uma delícia fresca e muito gulosa. Gosto destas sopas de sobremesa, servidas bem frias. O Vitor Sobral publica 5 sopas doces no seu livro “A cozinha de Vitor Sobral” e eu fiz recentemente duas dessas sopas. Esta é a primeira, com excelentes resultados. Achei apenas um pouco doce demais para o meu paladar, que denota logo os excessos de açúcar, mas pode-se dosear a calda de açúcar a gosto, sobretudo se as tangerinas forem boas. Na guarnição, saltei o gengibre confitado, que não tinha, e usei um palito de bolacha.

Ingredientes para 4 pessoas:
Calda de açúcar:
1 dl Água
100 grs de açúcar

Sopa:250 grs de cenoura
1 dl de polpa de maracujá
2,5 dl de sumo de tangerina
1 dl de calda de açúcar (ou q.b.)
Sal q.b. (para a cenoura)

Guarnição:
Gomos de tangerina
Hortelã em juliana
Gengibre confitado


Ferva a água e o açúcar por 3 minutos e deixe arrefecer. Coza a cenoura em água com um pouco de sal, escorra e deixe arrefecer. Emulsione todos os ingredientes da sopa no liquidificador, e junte a calda até que fique doce a seu gosto.

Sirva a sopa bem fria, com a guarnição.

3 comentários


ameixa seca disse...

Uma sobremesa muito original e agradável :) Com uma decoração simples mas linda.


Mari Rezende disse...

Sopa doce é uma novidade deliciosa pra mim! Fiquei muito curiosa sobre o sabor...


Mão na Massa disse...

Olá!

Adoro todo o tipo de citrinos e isso inclui a tangerina... Nunca provei mas tenho de tentar fazer...
Parabéns pelo blogue, vou-te adicionar aos meus links.
Bjs


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff