26 maio 2009

26 maio 2009

Gelado de limão com stracciatella

4 comentários
 

Com o bom tempo a chegar, a máquina dos gelados começa a ter uso mais intensivo (nunca deixa verdadeiramente de ter uso, mas com tempo quente sabe melhor!). Daí ter finalmente comprado "The Perfect Scoop", uma verdadeira bíblia do gelado, escrita por David Lebovitz (cujo blog recomendo).
A receita do livro não tem stracciatella, mas pareceu-me uma combinação que resultaria bem - e resultou: o doce do chocolate contrapõe-se bem ao ácido do limão, dando uma bela escolha para os dias quentes que se avizinham.


Ingredientes:
2 limões
100g de açúcar
125ml de sumo de limão
500ml de natas
140g de chocolate de leite
sal


Preparação:
Raspe o zesto (a casca, sem a pele branca que fica por baixo) de dois limões directamente para um copo misturador. Junte o açúcar e triture até que o zesto esteja feito em pedaços muito pequenos. Junte o sumo de limão e misture novamente até que o açúcar se dissolva. Finalmente, junte as natas e um pouco de sal e misture até obter uma mistura cremosa. Leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora. Coloque o preparado na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.

Entretanto, corte o chocolate em pedaços pequenos, coloque numa taça e derreta no microondas (cuidado para não queimar o chocolate - derreta a metade da potência máxima, por períodos de 30 segundos, mexendo entre cada período para ajudar a derreter). Enquanto a máquina de gelados ainda está a trabalhar e a girar o gelado, deite-lhe o chocolate derretido em fio. O chocolate solidificará em contacto com o frio e quebrará com a rotação da máquina, dando origem a pequenas pepitas misturadas no gelado: a stracciatella!

Retire o gelado da máquina para um recipiente. Se tiver ficado com pedaços demasiado grandes de chocolate, quebre-os com a ajuda de uma colher ou faca. Leve ao congelador se necessário - ou sirva de imediato, se estiver na consistência certa!

4 comentários


Ana Maria disse...

Olá
Tenho acompanhado o seu blog, mas é a 1ª vez que comento. Experimentei esta receita ontem para o jantar. É surpreendentemente rápida (como eu gosto) ficou um gelado optimo. Utilizei chocolate negro de culinária e tambem resultou mt bem.
Obrigada pela dica. Acho que vou utilizar a maquina de gelados mais vezes, já que está parada há anos.
Ana Maria Silva


BE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Chef Spadanini disse...

Olá Ana Maria, ainda bem que gostou! Temos mais algumas receitas de gelados aqui pelo blog - pesquise por Sobremesas, no menu à esquerda.
A máquina de gelados é um vício que dificilmente se larga, principalmente porque um gelado caseiro, feito com fruta fresca, sabe muito melhor do que qualquer produto embalado - para além de ser barato, simples e rápido de fazer!


Ana Maria disse...

Obrigada. Lá andei a bisbilhotar....
Veja lá se "posta" algumas receitas de gelado de iogurte, que eu adoro.
Bom trabalho
Ana Maria


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff