09 fevereiro 2012

09 fevereiro 2012

Panquecas

5 comentários
 

Voltamos hoje às panquecas. Em tempos, o Chef Janvier colocou a sua receita preferida aqui no CcT, agora é a minha vez. As panquecas são uma mania relativamente recente cá em casa. Andei à procura de receitas, fiz várias vezes uma outra que tinha encontrado na Internet, mas agora que descobri a receita da Donna Hay não quero outra coisa. Saem sempre perfeitas, com a altura certa e um sabor óptimo. Depois é só inventar acompanhamentos - mel, doces, compotas, iogurte natural, frutos silvestres, morangos, todos os anteriores ao mesmo tempo... Não há pequeno-almoço mais versátil do que uma boa torre de panquecas!


Ingredientes (para cerca de 8 panquecas):
2 chávenas de farinha sem fermento
2 ovos
1,5 chávenas de leite
1/3 de chávena de açúcar
75g de manteiga derretida
3 colheres de chá de fermento
sal
canela


Preparação:
Com a ajuda de um passador peneire a farinha para uma taça grande. Faça uma cavidade no meio com a mão. Bata ligeiramente os dois ovos numa tigela à parte e deite-os na cavidade, juntamente com o leite, o sal, a manteiga, o fermento e o açúcar. Bata com uma vara de arames até a massa estar bem ligada. Atenção, esta massa fica sempre um pouco líquida. Assim que estiver no ponto, deite um pouco de canela e misture.

Ponha de seguida uma frigideira pequena ao lume (em lume brando!) e assim que estiver quente use uma concha de sopa para deitar uma porção de massa na frigideira. Deixe aquecer até que surjam bolhas de ar à superfície - nessa altura, com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe cozinhar no lado oposto por mais uns segundos. Retire e coloque sobre papel absorvente. Repita até esgotar a massa.

Se quiser, pode juntar na massa (antes de levar à frigideira) rodelas de banana ou de morango. Como disse no início, as panquecas são extremamente versáteis - basta ter alguma imaginação!

5 comentários


Ondina Maria disse...

Também temos uma receita favorita para panquecas: é da Mafalda Pinto Leite e realmente saem sempre perfeitas :)


Diogo Marques disse...

Nunca fiz, mas não vai demorar muito para o fazer :)


Anónimo disse...

Muito parabéns pelo resultado!
Relativamente à receita que apresenta, consegue confirmar p.f. o peso em gramas das suas 2 chávenas de farinha, e da sua chávena e meia de leite? Muito provavelmente, terá utilizado mais ou menos 2/3 das quantidades que estão na receita original da Donna Hay que lhe serviu de inspiração, alterando no entanto a relação dos liquidos, dado que mantém os 2 ovos originais, e reduz ao mesmo tempo o leite. Pelo que devemos estar a falar de ~200 g de farinha e 300 g de leite. Está correcto? Já agora, utiliza as 3 colheres de chá de fermento?

Nota para os eventuais interessados nas conversões de outras receitas da Donna Hay: 1 cup australiano = 250 ml, diferente do cup americano ~= 235 ml, diferente da chávena ~= 180 ml. Para os liquidos (ex.: água, sumo, leite) o peso em gramas é praticamente igual ao seu volume em ml. Para outros ingredientes, o seu peso em gramas é muito diferente do seu volume em ml (utilizar p.ex.: http://allrecipes.com/HowTo/Cup-to-Gram-Conversions/Detail.aspx)


Anónimo disse...

Vou já experimentar.

Www.levedar.com


Idalina disse...

Bem, cá em casa, fim de semana é sinónimo de panquecas. E somos muito básicos tipo Jamie Oliver: para 8/10 panquecas

1 chávena com 3/4 de farinha branca e o restante integral
1 chávena de leite magro
1 colher de chá de fermento
1 ovo

Mexer tudo muito bem. Numa frigideira anti-aderente deitar a quantidade que se quer para o tamanho de panqueca que se quer. Não há açúcar, óleo, nada. E depois é só deitar doce, canela, creme de avelã... Só de pensar... Miam!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff