11 novembro 2007

11 novembro 2007

Panquecas fofas

12 comentários
 
Há mais de 20 anos aprendi uma receita de panquecas, e foi o meu truque de cozinha por anos a fio. Eram umas panquecas a atirar para o enfarinhado, mas bastante razoáveis. Entretanto, desencantei uma receita mais interessante, que apresento aqui. Fazer panquecas é trabalho de fim-de-semana frio. E não é pouco trabalho – as panquecas exigem muito tempo à frente do fogão, mas a família adora.


Ingredientes

250 grs de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal fino
½ colher de chá de canela em pó
60 grs de açúcar
4 ovos inteiros grandes
500 ml de leite
100 grs de manteiga sem sal, amolecida
Algumas gotas de extracto de baunilha (opcional)


Peneire a farinha e junte-lhe o fermento, o açucar, o sal e a canela. À parte, bata bem as gemas até engrossarem, e junte a pouco e pouco o leite e a manteiga derretida (fria, para não talhar as gemas). Junte lentamente a mistura das gemas e leite à farinha, para fazer uma massa uniforme sem grumos. Junte o extracto de baunilha ou outro, se gostar. Bata as claras em castelo com 1 colher de açúcar. Envolva na massa. A massa deve ficar razoavelmente espessa. Se escorrer muito as panquecas não ficam altas e fofas.

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio. Ponha um pouco de óleo ou de Vaqueiro, limpe o excesso com um guardanapo de papel. Deite uma concha mal cheia de massa na frigideira, e deixe dourar a parte de baixo. Leva uns 2 minutos e a primeira panqueca nunca me fica tão boa como as seguintes. Vire para alourar brevemente o outro lado da panqueca. Se tiver aros de cozinha use-os na frigideira para fazer panquecas perfeitamente redondas e um pouco mais altas.

As panquecas da fotografia ficaram com a massa mais líquida do que o habitual, pelo que estão um pouco baixas para o meu gosto.
Sirva ainda quentes com doces variados. Eu aprecio muito com compota de maçã (do Lidl) e canela.

12 comentários


risonha disse...

eu acho que estão lindas, mesmo como eu gosto... e mesmo simples, sem doce nenhum, já marchava uma agora a meio da manhã.


zana disse...

Estão muito apetitosas as panquecas.também adoro fazer,e a familia espera pacientemente.Três comilões dizendo: já podemos!!beijinhos.


Marizé disse...

Que maravilha comer panquecas ao pequeno almoço!

Esta massa è muito interessante.


Anónimo disse...

Cá em casa também é dia de festa quando se fazem panquecas. Essas parecem deliciosas!


Nani disse...

Vi sua receitalá no cozinhas e vim correndo ver.
Adorei!
Beijos!


Filipa disse...

Eu adoro panquecas mas nunca me saem bem. Vou experimentar esta receita. Se calhar eu achava que panquecas era sempre uma solução rápida para um lanchinho mas parece-me que é como diz...exigem muito trabalho (acho que era por isso que nunca me saiam bem)


colher-de-pau disse...

Eu tenho que fazer panquecas para o pequeno almoço um dia destes...
Excelente foto!


Joaninha disse...

:))) Acabei de comentar num outro blog que num mundo perfeito eu acordaria todas as manhãs com o cheirinho de panquecas quentinhas acabadas de fazer. :)


Anónimo disse...

Olá,

Adoro o seu blog. Convido a uma visitinha ao meu recém-nascido blog culinário: www.allsogno.blogspot.com
Saudações, Paulucha.


Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Deixei um presentinho para si no meu blog...
Beijinhos


Anónimo disse...

De facto, as panquecas estavam óptimas, a família adorou! Beijinhos


Anónimo disse...

Parabéns...
Descobri o vosso blog e a partir daí não parei de utilizar as vossas receitas...
continuem assim, que eu continuarei com certeza, a vir aqui
Alex


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff