23 Outubro 2011

Ah, pizza! A única receita que aqui coloquei de pizza, já lá vai ano e meio, já mais do que merecia uma actualização. Não é que a receita anterior seja má (não é), mas foi a primeira pizza que fiz, e aquela massa, sei-o agora, não é a melhor (e foi muito justamente criticada nos comentários pela quantidade de fermento).

A massa que uso hoje em dia (e faço-a muitas e muitas vezes, tentando ter sempre algumas bolas de massa congeladas para poder fazer pizza sempre que apetecer) é a que o chef John Lanzafame indica no seu "Pizza Modo Mio", um belíssimo livro para quem quer começar a explorar o mundo das pizzas.


Ingredientes (1 pizza para 2 pessoas):
160g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em saquetas
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
100ml de água morna
azeite
250g de molho de tomate
1 queijo mozzarella
queijo feta
queio parmesão
presunto
azeitonas pretas sem caroço
cebolinho
pimenta
2 dentes pequenos de alho
ervas aromáticas (manjericão seco, orégãos)


Preparação:
Primeiro a massa - deite numa taça ou noutro recipiente o fermento com o sal, o açúcar e a água. Mexa para combinar, enquanto junta cerca de duas colheres de chá de azeite. Deixe repousar até começar a formar bolhas à superfície. Nessa altura junte à farinha num recipiente grande e misture bem com a ajuda de um garfo até ligar. Nessa altura deite para uma bancada coberta de farinha e vá amassando até a massa estar suave e elástica. Faça uma bola com a massa e coloque num recipiente previamente untado com azeite. Cubra com um pano de cozinha húmido e deixe repousar até duplicar de tamanho (cerca de hora e meia).

Retire a massa do recipiente, dê-lhe uns murros para libertar o ar acumulado e está pronta a usar (se fizer em maior quantidade para usar mais tarde, agora é a altura para a congelar, embrulhada em película aderente). Estenda a massa com o rolo sobre uma superfície coberta de farinha até ter a dimensão pretendida (bem fina!!).

Esta é uma boa altura para aquecer o forno bem quente - eu costumo usá-lo a 240º. Coloque um tabuleiro de forno virado ao contrário - a pizza será aquecida sobre o tabuleiro, para ficar uniforme. Convém também que o tabuleiro esteja alto no forno. Para preparar o molho de tomate, aqueça um fio de azeite numa frigideira, deite-lhe os dentes de alho esmagados e aqueça-os um pouco (sem queimar). Verta o molho de tomate e tempere com pimenta e ervas aromáticas. Deixe apurar uns minutos. No final, deite o molho sobre a massa da pizza e espalhe muito bem com a ajuda de uma colher de pau. De seguida, pegue na mozzarella e parta-a em pedaços sobre a pizza (fica bem melho espalhada assim do que usando mozzarella ralada, que tem muito menos sabor). Depois, o presunto: espalhe pedaços de presunto, na quantidade que mais lhe agradar. De seguida corte um bom pedaço de feta e esfarele-o sobre toda a pizza. Finalmente, espalhe azeitonas e leve ao forno. Rapidamente estará no ponto certo. Retire, espalhe cebolinho fresco picadinho, um fio de azeite, algum parmesão ralado, e sirva imediatamente!
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff