17 Junho 2007

É uma receita que a minha mãe me fazia de vez em quando. Sempre gostei destes pastéis, de comer 3 ou 4 ainda quentinhos, porque nunca parece demais comer mais um.

Embora a receita habitual recomende usar as formas pequenas, a minha mãe fez várias vezes estes pastéis num tabuleiro largo, deixando a massa com uns 2 cms de altura, e depois de sair do forno cortava a massa em losangos ou quadrados. Tem um efeito bonito e evita besuntar de manteiga umas duas dúzias de formas. Hoje fizemos em conjunto a versão das duas dúzias de formas.


Para 24 pastéis:

0,5 l de leite

350 grs de açucar

125 grs de farinha sem fermento

3 ovos

50 grs de manteiga (Vaqueiro)

1 casca de limão

canela q.b.


Ferva o meio litro de leite com a casca de limão, e reserve a arrefecer.

Misture o açucar com a farinha, batendo depois com os ovos inteiros. Adicione a manteiga derretida. Junte o leite já morno, em fio.


Use as formas pequenas, sem encher, untadas com manteiga e farinha. Leve ao forno a 200 ºC por uns 40 minutos ou até os pastéis ficarem alourados.

Retire do forno e aguarde 15 minutos para desenformar. Sirva com canela.


Se preferir, pode trocar parte do açucar por mais manteiga. Use apenas 150 grs de açucar e 100 grs de manteiga.


Estes pastéis são simplicíssimos e continuam muito saborosos por vários dias.

11 Junho 2007

Já apetecem pratos leves. Hoje pude cozinhar ao almoço, e fiz umas bruschettas, com a vantagem de ter à mão pão alentejano, desta vez de Ourique.

Resolvi inverter a ordem natural das bruschettas, e tirei-lhes os tomates e a mozzarella, que servi no prato, e coloquei uma omoleta em cima do pão. Ficou bom, acompanhado de um sumo de morangos apanhados ontem.

Para 4 pessoas:

4 Fatias de pão alentejano
4 tomates
2 queijos mozzarella
2 dentes de alho
4 ovos
Salsa
Manjericão
Azeite, sal e pimenta q.b.

Leve o pão a torrar, seja na torradeira ou no forno. Corte os dentes de alho ao meio, e esfregue cada fatia de pão com meio dente de alho, deitando-lhe depois um fino fio de azeite.

Faça a omoleta, com bastante salsa, e corte em 4 porções, sobre o comprido. Disponha no prato o pão, a omoleta por cima, o tomate e o mozzarella cortados grosseiramente. Regue o tomate com azeite, e espalhe flor de sal, pimenta, e manjericão em juliana.
O azeite de temperar o tomate acaba por se espalhar debaixo da fatia de pão, acrescentando sabor. Um prato leve, de Verão.
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff