17 Dezembro 2007

Muito inesperadamente, jantei ostras.

Hoje, enquanto mandava arranjar o tamboril no supermercado, olhei para as ostras metidas entre as douradas de aquicultura e uns camarões cozidos, e pensei que deviam ser caríssimas. Afinal, eram a 5 euros o quilo. Pensei então que já estariam velhas, talvez mesmo estragadas, porque no fundo sou português de gema e desconfio logo de tanta esmola.

Lá comprei o quilo que ainda havia, e deixei-as no frigorífico. Só à noite arranjei tempo para as saborear, frias, com umas meras 4 a 5 gotas de limão por ostra. Deliciosas. Sabem a mar, a oceano, a águas azuis e frias, um prazer. Comi 10!

Preparação:

Não há receita, porque foram comidas cruas, com as ditas gotas de limão, mas deixo algumas recomendações para a sua abertura.

Recorri ao meu livro de sushi, onde lá estavam as explicações essenciais para me orientar. Usei um pano de cozinha dobrado várias vezes para entalar a ostra no meio do pano, firmando tudo com a mão esquerda. Com a direita, encaixei a lâmina da faca de legumes (lâmina curta) na junção traseira da ostra, e com jeito, paciência e pouca força, forcei a lâmina a entrar. Cortei o pé musculoso da ostra e retirei a concha de cima, mais plana. Cortei de seguida o músculo que liga a ostra à concha de baixo, e deitei-lhe as gotas de limão.

Acompanhei com cerveja, que não havia champanhe, e no fim comi uns cubinhos de ananás seco, para contrastar com o sabor intensamente marinho da ostra.

05 Dezembro 2007

O impacto do fondant de chocolate, mais conhecido até por petit gateau, já perdeu a aura de novidade nos restaurantes, desde que se percebeu que a magia do bolinho quente com chocolate derretido lá dentro é apenas uma espécie de mousse de chocolate que vai ao forno por uns 6 a 7 minutos. Mesmo assim, não deixa de ser uma sobremesa de impacto visual, e saborosa.

Partilho aqui uma receita feita na casa da amiga Carla. Há muitas variantes da receita, mas esta posso dizer que ficou boa.


Ingredientes:

200 grs de chocolate de culinária
200 grs de manteiga sem sal
70 grs de farinha
3 gemas de ovo
4 ovos
80 grs de açúcar

Preparação:

Escolha chocolate com elevada percentagem de cacau: acima de 70%. Parta o chocolate em pedaços, e leve a lume brando com a manteiga, mexendo até formar um creme homogéneo.

Deite numa tigela e junte a farinha e as gemas de ovo. Mexa.

À parte, misture os ovos inteiros com o açúcar e bata muito bem. Misture com o preparado anterior.

Ligue o forno a 180º e unte as formas com manteiga e farinha. Use formas de queques, por exemplo, e encha-as a ¾ no máximo. Leve ao forno por 6 a 7 minutos.

A massa vai crescer no forno e terá um aspecto resistente por fora. Desligue o forno e abra a porta por 1 minuto. Deixe repousar fora do forno por 3 a 5 minutos. Se tudo correu bem, a massa cozeu só por fora, deixando o interior perfeitamente líquido.

Sirva de imediato, com uma bola de gelado. Polvilhe com açúcar fino, se apreciar.
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff