Usei este prato como primeira entrada (de um total de 5) num almoço mais prolongado que fiz em casa. É muito suave de sabores, e o papel do requeijão quase se desvanece servindo de suporte ao sabor delicado das ervas e das ovas.
Tinha comprado as colheres há meses, a preço convidativo, e faltava-me a oportunidade de as usar. Fica uma apresentação muito elegante e já de arrependi de ter comprado apenas meia dúzia de colheres e não umas 10 ou 12. A ver se lhes dou mais uso. A receita original é de um livro de José Avillez, que usou ovas de salmão, que eu não tinha.
Ingredientes:
200 g de requeijão
Ovas de salmão (usei umas ovas pequenas, pretas, a imitar caviar)
20 g de endro
10 g de cebolinho
2 colheres de sopa de sumo de limão (troquei uma das colheres de limão por uma de lima)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Flor de sal q.b.
Tostas de pão alentejano
Preparação:
Pique o endro e o cebolinho e amasse-os com o requeijão. Tempere com os citrinos, o sal e a pimenta. Afine sabores, juntando mais ervas ou temperos.
Forme pequenas bolas nas suas mãos e deponha o caviar (ou ovas de salmão) no topo com um pouco de flor de sal. Sirva acompanhado de torradas finas de pão alentejano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários
Isto está com um belo aspecto! Com a fasquia assim elevada estou curioso por ver as restantes entradas...
Sofisticado q.b., sem exageros barrocos.
Gostei e fiquei com vontade de alternar com outras misturas, introduzindo vermelhos, verdes e laranjas.
Gosto deste sítio.
Obrigado "borboleta" e Spadanini.
As restantes entradas, com a excepção de um lombo com malaguetas e pera abacate, estão já publicadas no blogue. Sorry...
O prato principal - rolo de carne - ainda está em fase de aperfeiçoamento, e a sobremesa foi um pouco banal, feita literalmente em 3 minutos: morangos batidos com chantilly acompanhado de groselhas, fatias de morango e cubinhos de ananás seco.
Entretanto, este fds fiz um bolo que foi um desastre - bolo de banana. Percebi da pior forma que o bolo, para ficar bom, exige bananas extremamente maduras, de casca já muito preta. Acontece...
Pra lá de chique :)
nao gosto muito de caviar, mas a foto ficou o máximo ;-)
Enviar um comentário