05 fevereiro 2009

05 fevereiro 2009

Bombons de bomboca

11 comentários
 

As bombocas de morango são provavelmente dos doces mais emblemáticos da minha infância. Lembro-me que durante uns anos recebia sempre uma caixa de bombocas pelo Natal - e lembro-me da delícia que era comê-las, quebrando primeiro o chocolate no topo, depois lambendo o recheio e comendo até chegar à bolacha final. Quando uma colega me enviou uma receita de bombocas não resisti a experimentar. No entanto, e como entretanto comprei também algumas formas para fazer bombons caseiros, resolvi fazer uma espécie de dois-em-um e inventar assim estes bombons de bomboca. Resultaram bem - o sabor é semelhante às bombocas originais e o tamanho pequeno ajuda a não ficar com demasiados remorsos ao comê-las...


Ingredientes (para cerca de 20 bombons pequenos):
3 claras
150g de açúcar em pó (a receita indicava 250g, eu fiz com 200 e ainda assim achei muito doce, daí sugerir 150g)
1/2 pacote de gelatina de morango
200g de chocolate para cobertura
wafers de baunilha
forma para bombons arredondados


Preparação:
Deite as claras numa tigela funda e bata-as em castelo. Quando começarem a estar firmes comece a deitar o açúcar a pouco e pouco, batendo sempre, até ficarem no ponto. Nessa altura, leve a tigela ao lume em banho-maria. Assim que a água ferver, volte a bater as claras (sem as retirar do lume) por mais 10 minutos, aproximadamente. Retire do lume.

Entretanto, leve 1,5dl de água ao lume e dissolva nela o meio pacote de gelatina. Deite-o sobre as claras e envolva bem, com cuidado para não quebrar. Leve ao frigorífico umas horas até arrefecer.

Para preparar os chocolates, parta 100g de chocolate de cobertura em pedaços pequenos para dentro de um recipiente. Coloque-o sobre uma panela com água (de forma a que o recipiente não toque na água) e leve ao lume até a água ferver. Desligue o lume e mexa o chocolate com uma espátula de plástico até derreter - se esfriar demais, volte a ligar o lume até a água ferver de novo. Assim que o chocolate estiver bem líquido, deite-o sobre cada uma das cavidades da forma. Agite o chocolate por forma a que as paredes de cada cavidade estejam bem cobertas de chocolate. Para eliminar o excesso, vire a forma com as aberturas para baixo (de preferência sobre um tabuleiro forrado com papel de forno, para não sujar demasiado...) e deixe escorrer. Passados poucos minutos vire de novo e com a ajuda de uma faca ou de uma espátula fina retire o excesso da forma. Leve ao frigorífico até secar completamente.

Assim que estiver seco, retire as formas e o recheio de bomboca do frigorífico. Coloque o recheio num saco de pasteleiro (ou, numa alternativa mais simples, num saco de plástico de congelação ou similar; corte um dos bicos do fundo do saco e terá um saco de pasteleiro caseiro!) e esprema-o em cada um dos bombons, por forma a ocupar até cerca de 3/4 da altura do bombom.

De seguida, coloque alguns wafers de baunilha na picadora e pique-os finamente. Coloque um pouco em cada um dos bombons (para simular a bolacha final da bomboca. Finalmente, derreta os restantes 100g de chocolate de cobertura usando a mesma técnica que anteriormente e verta-os sobre cada bombom, para os 'fechar'. Deixe secar um pouco, retire o excesso de chocolate que tiver ficado à superfície da forma e, se quiser, salpique o fundo de cada bombom com mais bolacha picada. Leve ao congelador. O frio do congelador irá fazer com que os bombons se descolem da forma, sendo bastante mais fácil retirá-los. Com uma faca corte algumas imperfeições que possam ter ficado no fundo - e pronto, os bombons de bomboca estão prontos a comer!

11 comentários


Chef Janvier disse...

Wow! O milagre aconteceu - conseguiste fazer bombocas!


ameixa seca disse...

Adoro bombocas! O problema é que ao serem pequeninas comemos mais do que seria desejável :)


Anónimo disse...

Nem de propósito! Ando numa demanda pelas bombocas, porque acho que sou a única pessoa da geração delas que nunca comeu uma. Umazinha sequer. Parece que sou assim uma espécie de ET... Pode ser que com esta receita a coisa mude!

Beijoca *
Mariana


Chef Spadanini disse...

Mariana, se nunca provaste bombocas, recomendo que as tentes encontrar (ainda se vendem). Estes bombons são muito parecidos, mas não são a mesma coisa - uma bomboca será sempre uma bomboca!... :-)


Isabel Seabra disse...

E vivam as bombocas! HIP HIP Hurra!


Anónimo disse...

Chef Spadanini, compreendido! Vou continuar à caça das bombocas!

Beijoca *
Mariana


Anónimo disse...

Chef Spadanini, compreendido! Vou continuar à caça das bombocas!

Beijoca *
Mariana


Anónimo disse...

Os bombons foram aprovados, souberam foi a pouco ;)
Mas lá que deu para matar um pouco as saudades das bombocas, lá isso deu... :o)


Pimpinelas disse...

Caosnacozinha, eu também não comia bombocas :)


Talita disse...

Que maravilha! Acredito que já comi um bombom parecido, mas não são chamados de bomboca aqui, não que eu saiba! rs
Ficaram com um aspecto delicioso! Prontinhos para ganhar boas mordidas!


Joaninha disse...

sim, eu estou com a ameixa... adoro bombocas por isso serem pequenas não ajuda em nada, serve apenas como desculpa para poder comer sempre só mais uma :D..´. Eu sou do tempo em que o meu pai me levava à confeitaria e os meus olhos brilhavam sempre que o sr. que nos atendia retirava uma bomboca deliciosa de morango daquelas caixas de papel tão características e que ainda hoje recordo muito bem! :)


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff