08 fevereiro 2009

08 fevereiro 2009

Tarte de maçã e canela

9 comentários
 

Uma tarte de maçã simples e rápida de preparar. Fica leve, pouco doce, e saborosa - ideal para estes fins-de-semana mais caseiros.

Ingredientes:
1 base de tarte em massa quebrada
3 maçãs
1 colher de sopa de açúcar para enfeitar
canela

Para o creme de pasteleiro:
200ml leite
2 gemas de ovo
40g de açúcar
1,5 colheres de sopa de farinha
1,5 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
10g de manteiga
extracto de baunilha


Preparação:
Prepare primeiro o creme de pasteleiro (usei esta receita, do Happy Home Baking): leve o leite a aquecer em lume brando até ferver - retire do lume e reserve. Deite as gemas numa taça, junte o açúcar, e bata com uma vara de arames até clarear e engrossar. Deite a farinha e o amido de milho e continue a mexer até ficar um creme suave. Junte o leite a pouco e pouco, mexendo sempre para evitar que forme grumos. No final, passe por um passador para um tacho e aqueça em lume brando, mexendo sempre com a vara de arames até começar a ferver. Espere mais um minuto, sem parar de mexer, até engrossar. Retire do lume, junte a manteiga e a baunilha e misture bem. Tape com uma folha de papel aderente e deixe arrefecer.

Aqueça o forno a 200º. Enquanto espera, coloque uma folha de papel vegetal sobre a forma que vai usar e aplique a massa quebrada por cima, ajustando-a bem à forma. Corte o excesso de papel. Leve ao forno durante cerca de 8 minutos, com alguns feijões (ou grão) por cima para fazer peso e evitar que a massa suba. Retire do forno e espalhe o creme de pasteleiro por cima (se estiver demasiado espesso, mexa-o primeiro com uma colher para que seja mais fácil de espalhar). Entretanto corte as maçãs em gomos finos e coloque-as sobre o creme de pasteleiro, em círculos. Polvilhe com a colher de sopa de açúcar e espalhe canela a gosto.
Leve ao forno até estar no ponto.

9 comentários


ameixa seca disse...

Ainda não fiz tarte de maça tendo o creme como recheio. Deve ficar muito bom!


Isabel Salvador disse...

adoro tarte de maça,que deliçia,jinhosss


Luís Pontes disse...

Aí está uma bela variação à clássica tarte de maça e canela.
Creme Pasteleiro! Quem havia de dizer....


Joaninha disse...

Sou fã de tarte de maçã e adorei esta versão. É impressão minha ou as tartes de maçã vendidas ans pastelarias também têm uma espécie de creme de pasteleiro? Seja como for, adoro...


Filipa disse...

Uma receita simples mas com um aspecto delicioso. Adoro tartes de maçã e esta receita não me vai escapar;-) Beijinhos


Anónimo disse...

parabens pelo blog.um dos meus preferidos!este domingo fiz a minha primeira tarte d maça e usei esta receita.apenas fiz uma alteraçao.em vez de colhe e meia de maisena substitui meia colher de farinha custard.ficou optima.continuem


antonio disse...

Acabei de a fazer (ainda não provei) mas fiquei sem saber onde entra o extracto de baunilha e a manteiga. Acabei por misturar o extracto de baunilha na maçã. Vamos ver como fica.


Chef Spadanini disse...

António, tem toda a razão e o erro foi meu - a manteiga e a baunilha entram no creme de pasteleiro, mesmo no final. Vou corrigir a receita.
Espero que ainda assim lhe saia bem (não me parece que sejam ingredientes essenciais no creme...) - esta tarte é simples, mas é uma simplicidade que me agrada.


antonio disse...

Mesmo sem a manteiga, ficou excelente. Desapareceu num ápice!
Obrigado pela partilha, chef.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff