17 maio 2009

17 maio 2009

Bolachas caseiras

3 comentários
 
Nos Gourmets amadores apareceu esta deliciosa receita de bolachas e passei semanas a juntar ingredientes, porque me esquecia sempre de comprar alguns de cada vez que ia ao supermercado. Chegou então o grande dia, porque os "Gourmets" chamaram-lhes as melhores bolachas do mundo, e eu estava mais que curioso. O veredicto é o seguinte: são das melhores que alguma vez provei. E sendo uma confecção tão simples, vai tornar-se uma iguaria recorrente cá em casa.

Para 30 a 40 bolachas:


Ingredientes:

110 g de açúcar mascavado
100 g de açúcar fino
120 g de manteiga sem sal (amolecida no microondas)

1 ovo grande, batido
2 colheres de sopa de leite
1 colher de café de extracto de baunilha

150 g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
1/2 colher de chá de sal

100 g de flocos de aveia
50 g de amêndoas (fatiadas ou quebradas em pedaços)
100 g de passas de uva


Preparação:

Aqueça o forno a 180 ºC e ponha papel vegetal no tabuleiro.

Numa taça grande bata os açúcares com a manteiga. Dilua o extracto de baunilha no leite. Junte o leite e o ovo à massa. Misture o bicabornato de sódio e o sal com a farinha peneirada e deite na taça, batendo a mistura. Junte os flocos de aveia, depois as amêndoas e as passas, mexendo bem.
Ponha montículos de massa no tabuleiro, com 3 dedos de espaço (5 cm) entre si. Leve ao forno por 10 a 12 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer sobre uma grelha metálica.

Para bolachas mais redondas e do mesmo tamanho, ponha a massa num celofane, faça um cilindro e leve ao congelador por 20 a 40 minutos, até obter um cilindro consistente, mas fácil de cortar com uma faca (não deixe congelar!). Corte em fatias redondas e leve ao forno.

Fica a devida vénia ao blog Gourmets amadores, de onde retirei a receita.

3 comentários


Suzana disse...

Ainda bem que gostou. :) São de facto tão fáceis de fazer que fica a apetecer uma "fornada" delas todas as semanas!


Cristina disse...

Descobri recentemente que gosto bastante deste tipo de bolachas.O o que pode ser visto como uma daquelas particularidades tipicas da vida, em que à medida que vamos amadurecedendo desenvolvemos gostos por sabores que sempre nos passaram ao lado. O ingrediente chave para me fazer deliciar com este tipo de bolacha é mesmo a aveia. Delicia!


Ana Cravalheira disse...

eu vou experimentar,sem duvida;)dps digo komo ficaram:)


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff