06 dezembro 2009

06 dezembro 2009

Rascasso em puré de legumes

6 comentários
 

Já tinha ouvido falar bem do rascasso mas nunca o tinha provado. A peixeira insistiu que era bom peixe para assar no forno, e lá vendeu o seu peixe. Chegado a casa lambi os compêndios à procura de receitas de “rascasse” que me desenrascassem. O peixe é bonito, de um vermelho forte, com carne firme. O sabor é bom sem impressionar, mas faz uma boa refeição. Fiz uma preparação simples, daquelas em que não se suja muito a cozinha.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 rascasso de quilo e meio
1 talo de alho francês, parte branca
1 cenoura
1 cebola
Meia courgette
2 folhas de louro
1 limão
1 copo de vinho branco
500 g de batatas
1 ramo de salsa
Azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 250 ºC. Cortar os legumes (alho francês, cebola, cenoura e courgette) finamente. Numa assadeira de peixe (uso uma de barro, larga) cobrir o fundo com os legumes, vinho e louro e deitar o peixe por cima, regando com azeite e sumo de limão e algum sal. Insira cunhas de limão e salsa nos cortes e aberturas do peixe. Leve ao forno na parte mais baixa, virando o peixe ao fim de 15 a 20 minutos.

Corte as batatas em rodelas e frite em azeite sem as cobrir.

Retire o peixe para uma travessa de servir. Remova o louro e reduza os legumes e líquido sobrante a um puré fino. Acerte temperos com sal, pimenta e vinho branco se precisar. Rodear o peixe com este puré.

Sirva com as batatas. Eu ainda de diverti fervendo o que sobrou do ramo de salsa e triturando com manteiga aquecida devagar até ficar castanha. Com isto obtive um creme de salsa que fica bem com o peixe.

6 comentários


Chef Janvier disse...

Ah, ainda fiz mais uma diversão com as batatas. Aproveitei a água em que fervi a salsa (que ficou uma espécie de "chá de salsa") e cozi lá algumas batatas, que são as que se vêm na foto. A expectativa de ter umas batatas a saber a salsa saiu gorada - gostei mais das batatas salteadas no azeite...


diogo disse...

na próxima vez que arranjar um rascasso faça uma massada de peixe , vai ver que não se arrepende


Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

José João Oliveira disse...

O Rascasso, pode comê-lo como quiser...diz-ne na gíria que é Lagosta...cozido, grelhado, assado...é sempre excelente...bom apetite


Edgar disse...

Se achou o sabor pouco convincente, é porque o preparou da única maneira, que talvez não devesse ter feito... O rascasso é muito bom para uma massada de peixe (como o Diogo já referiu), mas, para mim, se o peixe já tiver um bom tamanho, nada como escalá-lo e grelhá-lo. É simplesmente uma iguaria grelhado, um dos meus peixes favoritos apresentando um sabor divinal.


Unknown disse...

Estou a fazê-lo ao sal! Vamos ver no que dá!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff