02 fevereiro 2010

02 fevereiro 2010

Tarte de castanha

3 comentários
 
O saco das castanhas congeladas andava ali pelo congelador a pedir ideias. Passaram-se meses. A cara-metade perguntava para que seriam as castanhas, e eu sem respostas. Até que a receita certa, italiana, do livro do Chef Gemelli, me deu a solução. Receita prática – não é preciso fazer uma base em massa – e simples de preparar, fica vistosa. O sabor é delicado, suavemente doce, que a castanha não é dada a grandes doçuras. Por não enjoar, cai-se na tentação de mais uma fatia.

Ingredientes:

400 g de castanhas cozidas
100 g de miolo de amêndoa
200 g de açúcar
100 g de manteiga sem sal
4 ovos inteiros
Raspa de 1 limão
Açúcar em pó para decorar

Preparação:

Coza as castanhas (compre congeladas sem pele) em água com um pouco de sal e erva doce. Reduza a puré, com um garfo ou batedeira. Triture o miolo de amêndoa para obter uma farinha grossa. Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar, e adicione a manteiga derretida e a raspa do limão. De seguida junte as amêndoas e as castanhas em puré e envolva tudo nas claras, já batidas em castelo.

Unte uma forma de tarde com manteiga e farinha, e leve a massa a cozer ao forno a 180 ºC por uma meia hora. Decore generosamente com açúcar em pó.

3 comentários


Tuquinha disse...

não passo sem experimentar esta tarte...adoro castanhas...(posso copiar)?
beijinhos


fénix renascida disse...

Posso provar também?
Pena que não tenha jeito nenhum para isto... Aqui quem cozinha é o meu companheiro, e eu faço as sopas (e já é muito bom, que eu nisso não me saio mal)

Aproveito para falar de duas petições que eu tenho online:

Uma primeira pela salvaquarda dos direitos naturais de uma mãe (porque hão-de as outras progenitoras, das restantes espécies, ter direito a ter sempre junto de si as crias e as mães humanas não?! Será que é só um direito natural dessas espécies, mas não da nossa?!)

Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575

A segunda petição é pelos deficientes, cidadãos como nós... mas esquecidos, pois não têm acesso à maioria dos serviços públicos (são necessárias rampas, etc)

Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N134

Tenho uma terceira, a pedir que o Estado Português apoie financeiramente as mães que decidam (quantas não o desejam!!!) acompanhar em casa os primeiros anos dos seus filhos, mas ainda aguarda confirmação... que parece tardar.

Quando estiver online, irei divulgá-la.

Um abraço:)


Chef Janvier disse...

Cara Fenix, não deixe de tentar, que a receita é fácil.

Obrigado pelas informações das petições.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff