Quando precisarem de uma receita simples mas impressionante - e com sabores a Verão e a mar que já começam a deixar saudades -, esta é a opção ideal. Vi a receita na secção de receitas que a australiana Donna Hay publica na revista inglesa Living Etc., e a ideia de cozinhar o prato em saco de papel pareceu-me interessante. É uma bela ideia - as amêijoas e o camarão cozem no forno, devagar, sobre o esparguete, e libertam todo o aroma de mar sobre a massa, que fica extremamente aromática.
Ingredientes (2 pessoas):
200g de esparguete
cerca de 10 camarões descascados
400g de amêijoas
100ml de vinho branco seco
25g manteiga
2 dente de alho picados
2 limões
salsa
sal, pimenta
azeite
Preparação:
Lave bem as amêijoas, deixando-as em água salgada durante algum tempo, trocando a água algumas vezes para que larguem a areia.
Coza a pasta numa panela grande com água e sal abundante, até estar al dente. Escorra e reserve. Ligue o forno a 180º, e forre um recipiente de ir ao forno com papel vegetal (use bastante papel vegetal, visto que no final terá de o fechar para fazer o 'saco'). Deite a massa sobre o papel vegetal e cubra com os camarões e as amêijoas. Regue com o vinho branco, deite a manteiga cortada em pedaços pequenos, espalhe o alho picado por cima e tempere com sal e pimenta. Pegue nos cantos do papel e ate-os com fio de cozinha, fazendo assim uma espécie de saco.
Leve ao forno por cerca de 35 minutos (cuidado para que o papel não incendeie - se necessário corte um pouco das pontas). Retire, abra o saco, esprema o sumo de um limão e corte o outro em oitavos para servir junto com a massa. Pique a salsa, espalhe-a sobre a massa e sirva imediatamente.
7 comentários
Parece-me brilhante! Vou experimentar de certeza.
Parece mesmo bom, capaz de reter os aromas do marisco.
Achas que os 35 minutos de forno podem ser menos? Eu ficaria tentado a abrir o saco ao fim de 20 minutos :)
Deve ser muito boa.. e simples de preparar!!!
Que aspecto fantástico!...
Só uma pergunta: cozendo 1º a massa e com o tempo de forno, não fica sobre-cozida?
babette
Chef Janvier, é experimentar :)
Com os 35 minutos ficou tudo no ponto, mas é possível que resulte bem com menos tempo de cozedura (e além disso, os tempos exactos podem variar de forno para forno...).
Babette, a massa ficou muito boa :)
Aproveito para deixar o endereço do meu blog que, para além das minhas aventuras do dia-a-dia, coloco também as receitinhas que vou fazendo tendo em conta o pouco tempo que tenho disponível
http://mefrancesca.blogspot.com
Que belissima receita!
bjinhos,
Rita
http://bembons.blogspot.com
Enviar um comentário