Desde que uns amigos me ofereceram um saco de fogaças de presente que ando com ideia de experimentar fazê-las em casa. As fogaças, típicas de Alcochete, são um bolo simples, mas com um sabor óptimo a canela e limão, bem cozidas por fora e encruadas por dentro.
Pesquisando por receitas na Internet, encontram-se variadas variações da mesma receita, apenas com uma ou outra alteração ocasional - praticamente todas têm as mesmas proporções: 1 parte de farinha, 0,70 de açúcar e 0,25 de manteiga. Sendo assim, peguei nessas proporções e experimentei, com bom resultado. Aqui fica a receita.
Ingredientes:
500g de farinha sem fermento
350g de açúcar amarelo
125g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de canela
raspa de 1 limão
1 gema de ovo
água tépida
Preparação:
Peneire para uma tigela grande a farinha e o açúcar, misturando-os bem. Junte canela (coloquei a olho, aproximadamente duas colheres de sopa), a raspa de limão e a manteiga amolecida. Vá juntando água a pouco e pouco e mexendo bem, até a massa começar a ligar. Amasse com as mãos, como se fizesse massa de pão. Se estiver demasiado húmida junte farinha até ficar no ponto.
Faça bolinhas pequenas de massa e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com a gema e leve ao forno bem quente - a ideia é que cozam bem por fora mas se mantenham pouco cozidas por dentro. Tenha em atenção que as fogaças ainda cozem um pouco depois de sairem do forno.
9 comentários
Gosto imenso de fogaças de Alcochete, a tua receita parece bem simples! E ficaram com um aspecto delicioso...
ADORO fogaças de Alcochete, da padaria Piqueira! Compro das grandes, de meio quilo, porque as grandes ficam mais cruas por dentro e não tão secas como as pequenas.
A hipertensão possui alguns estágios. Quantos antes identificada, mais fácil o seu controle. Entenda: http://bit.ly/i38ePf. #saúdenãotempreço
Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Adoro fogaças de Alcochete que costumo comprar à passagem para o alentejo, num café de Passil que as tem congeladas para manterem o encruado delicioso do meio.
Gostei de saber a receita, que me vai permitir reduzir um pouco o açúcar, pois ao fim de duas começo a senti-las doces demais.
O teu amigo adora! Bj
O teu amigo adora! Bj
Ups....ficou sempre anónimo....tens que fazer fazer fogaças paraos amigos :) Eu ofereço o chá.
Já existe a fogaca de alcochete no facebook.
Click em gosto.
Obrigado a todos.
tem receitas muito boas .obrigado.
Enviar um comentário