01 abril 2011

01 abril 2011

Espetada de centopeia

6 comentários
 
Para este ano, o dia 1 de Abril vê aqui um prato de cozinha asiática. Se não encontrar centopeias grandes, procure umas baratas, ou até mesmo grilos ou gafanhotos. No fundo, depois de grelhado com molho, sabe tudo ao mesmo. Se não encontrar insectos vivos - é sempre melhor - vá a uma loja da especialidade, e para quem vive na zona de Lisboa, isso significa ir ao Martim Moniz. Bom apetite (vai precisar...)!

Para 6 pessoas:

12 centopeias gigantes
2 colheres de sopa de molho hoisin (à venda no Martim Moniz)
2 colheres de sopa de molho de ostra (à venda no Martim Moniz)
2 colheres de sopa de vinho de arroz chinês (use um porto seco, se não encontrar)
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de óleo de sésamo
2 dentes de alho, finamente picados
Pimenta q.b.

Preparação:

Misture todos os ingredientes excepto as centopeias e deixe repousar no frio por uma hora para fazer o tempero de grelhados chinês. Faça umas boas brasas de carvão. Lave as centopeias e insira o espeto pela boca. Regue generosamente com o tempero para grelhados e leve a grelhar em brasas bem quentes, virando uma vez - vai querer a carapaça bem passada e estaladiça, mas o interior da centopeia deve ficar húmido.

Sirva com arroz branco.

6 comentários


naovouporai disse...

medo O_0

:P


LPontes disse...

Caro Janvier,

Sou habitué do M.Moniz e das suas lojinhas, não há dúvidas em relação a todos os ingredientes do molho mas agora as centopeias é que nunca as vi por lá à venda. Sabe em que loja as posso encontrar?
Há ainda, no entanto, um reparo que quero aqui deixar: apesar de não ter experiência pessoal direta, dizem os entendidos que não há confusão possível entre uma suculenta barata, um escorpião bem gordinho, um gafanhoto cremoso e uma centopeia crocante, cada um com a sua delicada textura e sabores únicos.
(eu já comi minhocas e até era bom e vistas bem as coisas, os caracolitos do nosso contentamento estival até são uma bela porcariazinha, não é?)


Chef Janvier disse...

:D Caro amigo LPontes esta é mesmo só a receita de "1 de Abril!". Todos os anos publicamos uma receita mais ou menos disparatada, mas com uma ponta de verdade e descrição séria. É a nossa forma de brincar ao dia das mentiras. Já publicámos a "complicadíssima" receita de pão em lençol de manteiga (uma mera fatia de pão com manteiga), crocodilo assado em buraco de terra, e este ano as centopeias. Esteve quase para ser a receita de Elefante africano às postas - talvez saia no 1 de Abril de 2012! ;)


naovouporai disse...

ah caraças, eu sabia, por isso é que eu não conseguia espetar os palitos no raio das centopeias... parecia-me hérculea tarefa, até pró Sôr Janvier! ;)


LPontes disse...

Oh! Diabo!
Por essa é que eu não esperava!
É que todas as tentativas que tenho feito com as centopeias alentejanas (que as há bem gorditas)esbarram sempre no problema de não lhes achar a boca para enfiar o espeto e quando vou ao outro lado, armado em Vlad, a tipa quer logo ferrar-me com o veneno, a dizer "por aí nem te mates...
O certo é que nunca consegui grelhá-las e elas assim cruas têm um estranho sabor a mofo ou ranço, ou lá o que é.
Fico então ansiosamente à espera do 1 de Abril de 2012, até porque tenho uma bela alcatra de elefante africano no congelador e não sei como despachá-la.


Jef disse...

Abrenúncio!!!!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff