14 setembro 2011

14 setembro 2011

Cannelonni de queijo de cabra e espinafres com tomates-cereja

3 comentários
 

Já por duas vezes (aqui e aqui) falei do livro "The Accidental Vegetarian" de Simon Rimmer. E se volto terceira vez ao mesmo livro é porque este é verdadeiramente um excelente livro de cozinha vegetariana, que foge aos 'suspeitos do costume' quando se pensa neste tipo de cozinha (não há um único prato com seitan ou tofu, por exemplo) e ainda assim consegue ser original e muito apelativo.

Desta feita, experimentei os cannelonni de queijo de cabra e espinafres e foi uma aposta ganha - a utilização dos tomates-cereja assados no forno em substituição do típico molho de tomate torna o prato invulgar e resulta muito bem.

Dou a receita indicando um pacote de cannelonni, mas o ideal é fazê-los usando a nossa própria massa fresca (seguindo por exemplo as indicações desta receita).


Ingredientes (12 a 15 cannelonni):
500g de tomates-cereja
1 embalagem de cannelonni
200g de queijo ricotta
150g de queijo de cabra
150g de queijo parmesão ralado na hora
100g de folhas de espinafre
tomilho
vinagre balsâmico
2 dentes de alho
azeite
sal
pimenta preta
raspas de queijo parmesão


Preparação:
Corte os tomates em metades, deite-os num recipiente grande de ir ao forno, cubra com um fio generoso de azeite e leve por cerca de 10 minutos ao forno aquecido a 220º. Adicione o tomilho, um fio de vinagre balsâmico e os dois dentes de alho esmagados. Tempere com sal e pimenta e deixe mais cerca de um quarto de hora no forno. Retire e reduza o forno para 180º.

Enquanto o tomate assa, prepare o recheio, misturando num recipiente o queijo ricotta com o queijo de cabra, o parmesão ralado e as folhas de espinafre. Misture muito bem e tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Quando os tomates estiverem prontos, retire-os do tabuleiro, mas deixando o líquido da assadura. Recheie os cannelonni e disponha-os no mesmo tabuleiro, para aproveitar o azeite da assadura. Distribua todos os cannelonni pelo tabuleiro e cubra com os tomates-cereja. Leve ao forno por mais cerca de quinze minutos ou até estarem prontos.

Cubra com as lascas de parmesão e sirva.

3 comentários


Sandreane disse...

Maravilhoso!!!!


Gelato disse...

hum bem diferente esse


Sandra Batista disse...

Adorei conhecer o blog, está fantástico, parabéns!
Beijinhos
Sandra


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff