22 abril 2012

22 abril 2012

Tagliatelle 'a olho' com pesto, cogumelos, chouriço e pinhões

3 comentários
 
 Muitas vezes o que mais apetece na cozinha é simplificar; fazer qualquer coisa simples, rápida, mas saborosa. Esta é uma dessas receitas - não tem grandes truques, nem grandes ingredientes, mas resulta tão bem que se tornou uma favorita cá em casa. E é versátil - já a fiz com e sem pesto, com fuet em vez de chouriço, com pedaço de queijo halloumi misturados, com e sem pinhões, com ervas aromáticas... Enfim, é daquelas receitas nas quais é fácil inventar. Talvez por isso as quantidades não sejam fixas, e daí o nome: tagliatelle "a olho". Vão-se pondo ingredientes, até estar bem.


Ingredientes (2 pessoas):
250g de tagliatelle (de preferência frescos, ou caseiros)
cerca de 250g de cogumelos portobello (ou outros)
chouriço (do tipo que preferir, e na quantidade que lhe parecer bem)
pesto (confesso - foi mesmo de frasco. usei cerca de 4 colheres de chá)
raspa e sumo de 1 limão
1 boa mão-cheia de pinhões
2 dentes de alho
queijo parmesão
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Comece por limpar e cortar os cogumelos em quatro. Num almofariz esmague o alho com bastante azeite e a raspa do limão e, com a ajuda de um pincel de cozinha, pincele bem os cogumelos com o líquido resultante.

De seguida, leve uma panela ao lume com bastante água e um punhado de sal (para a massa) e aqueça uma frigideira em lume forte. O ideal é que a massa fique cozida mais ou menos ao mesmo tempo que os cogumelos e o chouriço fiquem prontos (o tempo dependerá do tipo de massa utilizada).

Deite os cogumelos na frigideira, temperando-os com sal. Entretanto corte o chouriço em rodelas e depois em tiras pequenas. Passados 2 a 3 minutos de cozedura junte o chouriço aos cogumelos e deixe fritar um pouco. Espalhe por cima os pinhões, junte o sumo de limão e cozinhe até estar pronto. A massa deverá entretanto estar cozida - retire-a da panela e junte-a à frigideira, envolvendo bem todos os ingredientes. Deite o pesto sobre a massa e misture bem. Finalmente, rale o parmesão directamente sobre a massa e misture mais uma vez.

Sirva imediatamente.

3 comentários


Cisto disse...

n entendi uma coisa: para q desligar o lume da frigideira para depois o voltar a ligar? parece-me mais logico sincronizar a cozedura da pasta com a do resto. Sugiro pois que se meta a agua a ferver 2 minutos antes de se começar a fritar os cogumelos, dependendo do tempo de cozedura da primeira (pasta fresca coze mais depressa que a outra). Só alguem que não acredita em orgasmos simultaneos é que aconselharia o que o chefe Spadini aconselha aqui.


Chef Spadanini disse...

Cisto,
Tem toda a razão :) Estava a escrever a receita à noite, depois de um dia complicado, e a tentar lembrar-me de todos os passos que tinha usado quando fiz a massa ao almoço. Na altura o timing não foi dos melhores e tive de desligar a frigideira e voltar a ligá-la, mas de facto isso escusa de vir 'recomendado' na receita. Já está corrigida.
Quanto aos orgasmos simultâneos, sou crente devoto.


A Meu Gosto disse...

Que bom aspecto!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff