09 Fevereiro 2012


Voltamos hoje às panquecas. Em tempos, o Chef Janvier colocou a sua receita preferida aqui no CcT, agora é a minha vez. As panquecas são uma mania relativamente recente cá em casa. Andei à procura de receitas, fiz várias vezes uma outra que tinha encontrado na Internet, mas agora que descobri a receita da Donna Hay não quero outra coisa. Saem sempre perfeitas, com a altura certa e um sabor óptimo. Depois é só inventar acompanhamentos - mel, doces, compotas, iogurte natural, frutos silvestres, morangos, todos os anteriores ao mesmo tempo... Não há pequeno-almoço mais versátil do que uma boa torre de panquecas!


Ingredientes (para cerca de 8 panquecas):
2 chávenas de farinha sem fermento
2 ovos
1,5 chávenas de leite
1/3 de chávena de açúcar
75g de manteiga derretida
3 colheres de chá de fermento
sal
canela


Preparação:
Com a ajuda de um passador peneire a farinha para uma taça grande. Faça uma cavidade no meio com a mão. Bata ligeiramente os dois ovos numa tigela à parte e deite-os na cavidade, juntamente com o leite, o sal, a manteiga, o fermento e o açúcar. Bata com uma vara de arames até a massa estar bem ligada. Atenção, esta massa fica sempre um pouco líquida. Assim que estiver no ponto, deite um pouco de canela e misture.

Ponha de seguida uma frigideira pequena ao lume (em lume brando!) e assim que estiver quente use uma concha de sopa para deitar uma porção de massa na frigideira. Deixe aquecer até que surjam bolhas de ar à superfície - nessa altura, com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe cozinhar no lado oposto por mais uns segundos. Retire e coloque sobre papel absorvente. Repita até esgotar a massa.

Se quiser, pode juntar na massa (antes de levar à frigideira) rodelas de banana ou de morango. Como disse no início, as panquecas são extremamente versáteis - basta ter alguma imaginação!

05 Fevereiro 2012


O Cassoulet é um prato típico do sul de França, à base de feijão e carne, e cozinhado numa caçarola de barro, a cassole, que lhe dá o nome. Encontrei esta receita num livro curioso de Jamie Oliver, "Jamie's 30 Minute Meals", em que o chef inglês prepara refeições inteiras em cerca de 30 minutos. Para tal é necessário haver concessões, obviamente, e por isso fica um aviso aos puristas: este cassoulet não é propriamente a versão mais fiel às origens do prato francês. Mas é rápido de fazer, e fica muito saboroso. E para além do mais é uma óptima opção para estes dias mais frios.


Ingredientes:
4 tiras de bacon
1,5 cebolas vermelhas
rosmaninho
salva
3 folhas de louro
2 alhos-franceses
400g de salsicha frescas de porco preto (ou outras, mas as de porco preto dão um óptimo sabor ao prato)
3 a 4 fatias grossas de pão
2 dentes de alho
680g de tomate triturado (em frasco)
390g de feijão-manteiga
390g de feijão-branco
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Comece por preparar os ingredientes: corte o bacon em tirinhas, pique as cebolas, lave e corte em rodelas finas o alho-francês.

De seguida, leve uma sertã a lume alto, deite-lhe um fio generoso de azeite e, quando estiver quente, coloque o bacon a fritar. Deite de seguida as folhas: do rosmaninho, da salva (guarde algumas folhas desta planta para mais tarde) e do louro. Vá mexendo, para os sabores se misturarem. Junte o alho-francês e a cebola, deite um pouquinho de água quente (para não queimar e pegar ao fundo), mexa e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.

Entretanto coloque as salsichas num recipiente de forno, envolva-as bem num pouco de azeite e leve ao grill do forno durante cerca de 8 minutos.

Enquanto as salsichas grelham e os legumes cozinham, esfarele o pão para um robot de cozinha, junte sal e pimenta, algumas folhas de salva (não gaste todas!), o alho e azeite. Triture no robot até ficar completamente misturado.

Volte aos legumes - deite-lhes o tomate e os feijões, mexendo bem todos os ingredientes. Prove e ajuste temperos, se necessário.

Quando as salsichas estiverem prontas, os legumes deverão também estar no ponto. Passe os legumes para um recipiente grande de ir ao forno. Espalhe por cima metade do pão ralado. Pegue de seguida nas salsichas e deite-as sobre o pão ralado, com o lado mais tostado para baixo. Cubra com o restante pão. Finalmente, espalhe por cima as folhas de salva que restaram, deite um fio de azeite por cima e leve novamente ao grill, por cerca de 4 minutos.

Retire do forno e está pronto a servir.
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff