16 maio 2013

16 maio 2013

Entrecosto no forno com hortelã

5 comentários
 

aqui falei em tempos do livro "The Family Meal - Home Cooking With Ferran Adriá", que reúne as receitas das refeições que eram feitas para a equipa do El Bulli. É um dos meus livros preferidos - reúne várias receitas simples, organizadas em menus completos, mas sempre com um aspecto óptimo - apetece comer directamente das fotos! Até hoje, tudo o que fiz do livro saiu bem, o que me faz ter plena confiança nas receitas. Quando apetece cozinhar alguma coisa e não temos ideias nenhumas, pegar neste livro resulta sempre bem.
Esta receita é um bom exemplo. Embora com alterações (a receita original era com borrego, eu usei entrecosto), saiu um prato delicioso e que, embora seja demorado, não é nada complicado de fazer.


Ingredientes (4 pessoas):
1,5 kg de entrecosto de porco
1 molho de hortelã
3 colheres de sopa de mostarda com grão
3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de molho inglês
cerca de 400ml de água (a receita fala em litro e meio, mas parece-me claramente um exagero - a carne ficaria completamente submersa, o que não bate certo sequer com as fotos da preparação que vêm no livro!)
azeite
sal
pimenta


Preparação:
Aqueça o forno a 180º. De seguida, arranque as folhas de hortelã dos caules e reserve-as. Tempere o entrecosto com sal e pimenta. Leve uma frigideira a lume forte com um fio de azeite e frite o entrecosto até ficar dourado de ambos os lados. Retire a carne para um tabuleiro de forno. De seguida tempere a carne com a mostarda, o molho de soja e o molho inglês. Deite a água no tabuleiro (não é suposto submergir a carne; se for caso disso, reduza a quantidade de água). Finalmente, espalhe metade das folhas de hortelã sobre o entrecosto, cubra o tabuleiro com película aderente e leve ao forno.

Mantenha no forno durante 3 horas. De vez em quando vire a carne. A cerca de 40 minutos do final (fiz isto a olho, é um passo que não está na receita original) retire a folha de alumínio. A carne ficará mais tostada e o líquido reduzirá.

Após retirar o entrecosto do forno, pique muito finamente a hortelã que sobrou e espalhe sobre o entrecosto. Sirva, de preferência no tabuleiro (se passar a carne para um prato de servir, aproveite o molho do tabuleiro, que deverá estar bem saboroso após as 3 horas de forno!).

5 comentários


Partilhando Sabores e Receitas disse...

Esse entrecosto parece delicioso com o molho de hortelã!


Chef de Algibeira disse...

que maravilha..
bjs


rjs disse...

Muito bom, parabéns, mas: Seja pago para ler e-mails! Ganhe dinheiro por cada e-mail lido e clicado. Ganhe mais dinheiro por cada e-mail que as pessoas que você indicar lerem. Inscreva-se já e comece a ganhar!
http://www.e-mai.net/rjs


pedra de sal disse...

Nao conheço o livro mas vou ja procura-lo. Achei a receita fantástica. A foto favoreceu-a bastante, apetece entrar no ecrã! Gostei! Muito!


Tertúlia da Susy disse...

Uma junção de sabores bem agradável.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff