Andei à procura de receitas para aproveitar uns figos que arranjámos e dei com uma receita de gelado de figos, da autoria de David Lebovitz, e transcrita no blog Vanilla Garlic, que me interessou. Não segui a receita à risca - acabei por fazer algumas alterações nas quantidades e nos ingredientes (por exemplo, em vez de acompanhar com mel, que me pareceu extremamente doce, introduzi o vinagre balsâmico, que resultou muito bem como contraponto à doçura dos figos). Para quem gosta deste fruto (e eu gosto muito), é uma excelente opção para uma sobremesa.
Ingredientes:
800 g de figos
1/2 chávena de água
1 limão
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de natas
vinagre balsâmico
Preparação:
Comece por retirar o pé aos figos e por cortar cada um em oitavos. Deite-os num tacho, junte a água e raspe o limão sobre eles. Leve a lume médio ou médio-brando durante uns 8 minutos, com a tampa fechada, mexendo de vez em quando, até os figos começarem a desfazer-se (cuidado para não deixar pegar no fundo!).
Destape o tacho, junte o açúcar, mexa bem e deixe cozinhar até engrossar e ficar com uma consistência parecida com geleia. Nessa altura retire do lume e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Assim que arrefecer, passe para um recipiente e triture com uma varinha mágica. Junte as natas e o sumo do limão, misture tudo bem e leve ao frigorífico até arrefecer. No final, deite na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante (caso não tenha máquina, leve ao congelador; assim que começar a formar cristais de gelo nos bordos, retire e, com um garfo ou um batedeira, bata bem para quebrar todos os cristais de gelo; volte a levar ao congelador por mais umas 2 a 3 horas, retirando de meia em meia hora para voltar a quebrar os cristais de gelo - ao fim desse tempo deverá estar pronto).
Sirva salpicado com vinagre balsâmico - a acidez do vinagre complementa muito bem o doce dos figos.
(uma nota: usei figos pingo de mel, que têm a casca verde - daí a cor clara deste gelado; se usar figos com casca escura, obterá uma tonalidade muito mais parecida com a da foto do blog Vanilla Garlic)
24 setembro 2008
24 setembro 2008
Gelado de figos com vinagre balsâmico
cozinhado por
Chef Spadanini
@
22:33
7 comentários
marcadores:
Gelados e Sorvetes,
Ovo-lacto vegetariano,
Sobremesas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários
Para quem está a braços com uma superabundância de figos (não me estou a queixar, pois adoro figos), esta sugestão é excelente. Gostei muito do toque vinagre balsâmico, para contrabalançar com o doce do figo.
Um dos meus frutos favoritos mas aqui neste meu Norte é dificil de encontrar. Os que consegui comer este ano foram roubados a um vizinho ;)
E eu que nem gosto nada de figos! Nem de gelado, lol! Que maravilha!
Boa tarde,
O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.
Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.
Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)
Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.
Atentamente,
Octávio
Ptitchef.com
wservir@gmail.com
hum... que bem que deve saber e nao se precisa da máquina de gelados. :-)
Eu adoro figos e este ano praticamente nem os vi :(. Este gelado tem cara de ser delicioso. Nham nham... =)
Nunca comi gelado de figo... mas realmente deve de ser bom!
Enviar um comentário