16 agosto 2009

16 agosto 2009

Sorvete de melancia com 'pevides' de chocolate

4 comentários
 

Por vezes há ideias simples que fazem toda a diferença numa receita. Este sorvete teria muito menos piada sem o pormenor das 'pevides' de chocolate, que não só ajudam a criar a ilusão de que estamos a comer um pedaço de melancia, como dão um contraste de sabor muito interessante com a frescura da melancia. A receita é mais uma vez do livro "The Perfect Scoop", de David Lebovitz, o livro ideal para quem gosta de gelados. A única diferença é que eu fiz as minhas próprias 'pevides' em vez de comprar pepitas de chocolate já feitas.


Ingredientes (1 litro):
1 melancia com cerca de 1,5 kg
100g de açúcar
1 lima
sal
1 a 2 colheres de vodka (opcional)
100g de chocolate preto


Preparação:
Comece pelas 'pevides': parta o chocolate em pedaços pequenos (o mais fácil é cortá-lo com uma faca de cortar de pão, de serrilha), coloque-o numa taça e leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos. Retire, mexa com uma colher de pau e repita até o chocolate estar derretido. Cuidado para não queimar - o chocolate queimado não é recuperável!

Espalhe uma folha de papel vegetal por cima de um tabuleiro. Deite o chocolate derretido num saco de plástico pequeno (dos de congelação) e corte um dos bicos do saco com um corte pequeno, transformando-o num saco de pasteleiro improvisado. Com cuidado, use o saco para deitar pequenas gotas de chocolate sobre o papel vegetal - tanto quanto possível tente que as gotas tenham um formato semelhante ao das pevides da melancia. Quando terminar, leve o tabuleiro ao congelador para que as 'pevides' solidifiquem.

Agora o sorvete: corte a melancia em pedaços pequenos, sem casca nem pevides, e triture para obter apenas o sumo. Leve cerca de 125ml do sumo ao lume com o açúcar e um pouco de sal, mexendo até o açúcar se dissolver. Retire do lume, deite numa taça e misture com o restante sumo de melancia. Esprema a lima para dentro da taça e junte as colheres de vodka, se as quiser usar. Leve ao frigorífico até estar bem frio. Finalmente, deite na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante. Quase no final, deite na máquina as 'pevides' de chocolate, para que se misturem com o sorvete, criando a ilusão de pevides verdadeiras.

4 comentários


Ana Maria disse...

Olá
Experimentei esta sua receita de gelado e devo dizer que é optimo. Obrigada pela partilha


Tiago Lopes disse...

Original..........


telegrama disse...

não tenho maquina para fazer gelados, mas acho que na bimby deve dar alterando um pouco a receita...

Acho a receita fantástica
obrigado

Telegram

( http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com )


Chef Spadanini disse...

Telegram, duvido que a Bimby ajude muito - a ideia da máquina de gelados é ir mexendo o preparado para o gelado (ou sorvete) enquanto o congela. Tanto quanto sei a Bimby não tem função de congelação. Sem máquina de gelados, a Bimby pode ajudar a fazer o preparado, mas vai ter sempre de levá-lo a congelador.
O que recomendo é seguir a receita até ao ponto em que indico que deve colocar o preparado na máquina de gelados - nessa altura deite-o antes num recipiente e leve ao congelador; assim que começar a formar cristais de gelo nos bordos, retire e, com um garfo ou um batedeira, bata bem para quebrar todos os cristais de gelo; volte a levar ao congelador por mais umas 2 a 3 horas, retirando de meia em meia hora para voltar a quebrar os cristais de gelo - ao fim desse tempo deverá estar pronto.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff