07 março 2010

07 março 2010

Pizza prosciutto, funghi e altre cose

7 comentários
 

Em três anos de blog, temos apenas uma receita de pizza - a pizza de ameixa reinha-cláudia e presunto, do Chef Janvier. Era boa altura para mais uma - e nem de propósito, hoje fiz a minha primeira pizza caseira. Eu sei, eu sei. Mas sim, foi a primeira vez - e não saiu nada mal, para primeira vez. E sendo assim, aqui vai, e recomendada - esta massa fica óptima! As quantidades para a cobertura são a olho, consoante o gosto.


Ingredientes:
600g de farinha tipo 55 (equivalente à tipo 00 italiana)
1 colher de sopa de sal
2 saquetas de 7g de fermento seco
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de azeite
350ml de água morna
1 mozarella
cogumelos portobello frescos
polpa de tomate
bacon
orégãos
rúcula
3 dentes de alho
queijo parmesão
sal
pimenta


Preparação:
Misture a água com o açúcar, o fermento e o azeite e deixe repousar uns minutos. Misture a farinha e o sal na bancada, fazendo um monte e abrindo uma cavidade funda no meio. Deite a água na cavidade e vá misturando a farinha à água com a ajuda de um garfo, até a mistura começar a ligar. A partir daí trabalhe a massa com as mãos (deite farinha para evitar que a massa cole aos dedos) até estar suave e elástica. Coloque-a num recipiente enfarinhado, tape com um pano de cozinha húmido e deixe repousar durante cerca de uma hora até duplicar de tamanho. Retire a massa do recipiente, estique-a um pouco para retirar o ar e enrole numa bola. Esta quantidade dá para cerca de três a quatro pizzas - corte a massa em 3 ou 4 porções, enrole em película aderente as que não for usar e congele para usar mais tarde. Se não for cozinhar já a sua pizza, enrole também essa porção em película e guarde no frigorífico até à altura de a preparar.

Prepare a cobertura - limpe e corte os cogumelos em pedaços pequenos. Deite um fio de azeite numa frigideira e junte-lhe dois dentes de alho esmagados. Deixe cozinhar durante uns minutos em lume brando (sem queimar o alho!) e retire o alho. Junte os cogumelos e misture bem. Tempere com sal, pimenta e um pouco de orégãos. Cozinhe uns minutos e reserve.

Noutra frigideira, aqueça um fio de azeite e deite um dente de alho picado. Junte a polpa de tomate e uma pitada de açúcar. Polvilhe com orégãos e tempere com pimenta. Deixe aquecer um pouco e reserve também.

Finalmente, coloque a massa na bancada enfarinhada e comece a esticá-la com o rolo. A ideia é deixá-la bem fina - a massa cresce sempre com a cozedura. Quanto mais fina melhor! Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e coloque a massa por cima. Deite o molho de tomate no centro da base e espalhe bem. De seguida, parta a mozarella em pedaços e espalhe sobre o molho de tomate. De seguida, coloque fatias de presunto ao longo da pizza e termine com os cogumelos salteados. Polvilhe com um pouco de queijo parmesão ralado e orégãos. Leve ao forno a 200º e com o grill ligado. Deixe alguns minutos até estar pronto. Retire do forno e espalhe a rúcula por cima, bem como mais algum parmesão ralado, se desejar. Sirva imediatamente!

7 comentários


Luis Correia disse...

então e na preparação, onde é que pomos o fermento?

ai, ai este chef...


Chef Spadanini disse...

Ah, então foi por isso que a massa não cresceu!... :)

Tem toda a razão Luis, já corrigi a receita!


Luís Pontes disse...

Caro Spadanini,
Só me atrevo a deixar esta achega porque disse ter sido a sua primeira pizza:
Na realidade há uma questão em relação à quantidade de fermento seco que usou. 7+7g equivale a cerca de 42g de fermento fresco, três vezes o necessário para 600g de farinha 55 e que acelera a digestão enzimática de uma forma que não é apenas mais rápida, também altera o reultado final e para pior.
Sugiro que na próxima experimente um pacotinho para cerca de 800g e dexe levedar por 2,5h a temperatura ambiente. O resultado compensa.


Chef Janvier disse...

Mais uma bela foto!

Tenho um peixinho para publicar mas tenho de escrever a receita! Maldita preguiça...

O amigo LPontes tem razão pá! Usaste carradas de fermento, o que dá um certo sabor a azedo à massa. Como a pizza leva muita coisa em cima não se deve ter notado por aí além.


João Mario disse...

Que delícia, para mim está uma delícia.
Estou seguindo o blog.

Um abraço

João MArio


Anna disse...

Ameeei o blog!


Figos & Funghis disse...

Olá! Adorei o blog e também a receita desta deliciosa pizza.
Maravilha!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff