22 junho 2010

22 junho 2010

Doce de arroz doce

4 comentários
 

De tempos a tempos invento uma nova forma de comer arroz doce, procurando reforçar os sabores da canela e do limão. Desta vez, aumentei a cremosidade com muito mais leite, tanto que o arroz se tornou secundário. Juntei-lhe lemon curd e assim nasceu o doce de arroz doce. No dia seguinte ainda sabe melhor. Lamentavelmente, das duas vezes que fiz na semana passada, nunca durou 2 dias… o que é bom acaba depressa! J

Para 6 a 10 gulosos.

Arroz doce:
300 g de arroz
400 g de açúcar
2 litros de leite
6 cascas de limão
3 paus de canela.
3 colheres de sopa de custard
Água e sal q.b.

Lemon curd:

1 limão grande
1 ovo
75 g de açúcar
60 g de manteiga sem sal
1 colher de sopa rasa de farinha maizena


Preparação:
Numa panela grande coza o arroz em pouca água com as cascas de limão e uma pequena pitada de sal, deixando-o mal cozido. Junte a canela e litro e meio de leite deixando cozer em lume brando. Quando estiver grosso, dilua a farinha de custard (dá um tom amarelo e ajuda a espessar o creme) num pouco de leite e junte o restante meio litro de leite e todo o açúcar à panela. Fica a apurar alguns minutos, mas o resultado será ainda razoavelmente caldoso.

Para o lemon curd bata o ovo com o açúcar, a raspa e sumo do limão, a margarina Vaqueiro, e a colher de maizena. Leve a lume brando, evitando que ferva, por 6 a 8 minutos, deixando engrossar. Baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos.

Disponha o arroz em travessas. Com um saco de pasteleiro espalhe um pontilhado de gotas grossas de lemon curd e polvilhe tudo com canela. Depois de arrefecer leve ao frigorífico.

4 comentários


Sandra Barradas disse...

Duas coisas muito boas!!! nunca experimentei mas só pode ficar mt bom!!


Gourmet disse...

Concordo... de fazer água na boca!


Anónimo disse...

Onde se pode encontrar a farinha de custard?
Helen


Chef Janvier disse...

Olá Helen,

A farinha de custard vende-se num Hipermercado Continente. Creio que mesmo em Supermercados já não será difícil de encontrar. Pode perfeitamente ser substituída por farinha de maizena, porque ajuda a dar a substância a tanto leite, mas a maizena é branca e a farinha de custard tem um corante amarelo forte que dá uma cor amarelada ao arroz doce, como se tivesse levado gemas.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff