27 fevereiro 2014

27 fevereiro 2014

Truta no forno com amêndoas e limão

8 comentários
 

Desde o início do mês que estou a viver e trabalhar em Londres. É uma mudança gigantesca - pessoal, profissionalmente, e também em coisas aparentemente menores mas que são uma parte importante do que somos, como a culinária. A gastronomia inglesa é diferente em muitos aspectos - logo à partida ao nível dos ingredientes e da facilidade ou dificuldade em encontrar muitas coisas a que estamos habituados em Portugal. O peixe é uma delas. Numa ilha como estas, seria de esperar ser muito mais fácil encontrar peixe fresco, inteiro, à venda em todos os supermercados, mas nem sempre a escolha é a melhor. Há dias arrisquei comprar um quilo de trutas frescas, mesmo não sabendo muito bem o que iria fazer com elas. Confesso que nunca tinha comido truta, muito menos as tinha cozinhado. Mas algum dia teria de ser o primeiro...

Após uma pesquisa pela internet em busca de ideias, resolvi inventar um pouco, com alguns ingredientes que encontrei. Nada de complicado - mas o resultado final... Não estava à espera de tanto, para dizer a verdade. Ficou perfeito. A truta estava no ponto, os sabores complementavam-se - o peixe, o cítrico do limão e da erva-príncipe, os coentros, as amêndoas... Acabei por descobrir um novo prato, óptimo para fazer ao jantar cá em casa. E voltei a trazer o peixe em força para o meu dia-a-dia.


Ingredientes (1 pessoa - estou sozinho em casa...):
1 truta
1 limão
1 punhado de amêndoas, idealmente laminadas, mas podem perfeitamente ser inteiras
1 talo de erva-príncipe
coentros
sal
pimenta
vinho branco
azeite
batatas


Preparação:
Ligue o forno a cerca de 170º em modo ventilado. Lave as batatas e leve-as a cozer com casca em água e sal.

Pique os coentros, raspe a casca do limão (reservando o limão!) e corte a erva-príncipe em rodelas muito finas. Coloque uma folha de papel de alumínio sobre um tabuleiro de forno e deite a truta sobre ele. Com uma faca, dê uns golpes na diagonal sobre um dos lados da truta.

Misture os coentros picados com a raspa do limão e um pouco de sal. Massaje bem a truta com a mistura, colocando um pouco dentro da cavidade do peixe. De seguida, polvilhe com um pouco de pimenta e deite as amêndoas por cima (e, mais uma vez, também por dentro). De seguida corte meias rodelas finas de limão e encaixe-as nos golpes que fez sobre a truta.

Finalmente, regue com um pouco de vinho branco e enrole a truta no papel de alumínio, dobrando-o nas pontas. Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos até a truta ficar cozinhada.

Sirva com as batatas, regando com um fio de azeite.

8 comentários


Tertúlia da Susy disse...

Uma bela refeição.
Bjs, Susana


Chef Janvier disse...

Cuidado com o peixe dos ingleses! A população está tão pouco habituada a comer peixe fresco que os supermercados vendem peixe com 10 e 12 dias como sendo peixe fresco. Em algumas das grandes cadeias nacionais de supermercados retiram-no da banca apenas quando dá sinais de putrefacção - é mesmo preciso ver se o olho está baço, se a cor das guelras ainda é vermelho forte, se a carne do peixe é firme, e se não cheira a... podre. :)


Entre Tralhas e Panelas disse...

Adorei o teu cantinho...já estou a segui-lo


Denise Trugillo M disse...

Venho convidar-te a divulgar tuas receitas em uma comunidade de culinária do Google cujo link deixo a seguir: https://plus.google.com/u/0/communities/109716135334263032895


Paula disse...

O blog está lindo e as receitas são uma tentação!


waseem disse...


Hugo Manteigueiro disse...

Olá ,

Eu estava a visitar o seu site, (e deixe-me dizer-lhe que gostei bastante), e eu queria saber se você estaria interessado em se juntar a nós como um embaixador principal (temos a intenção de escolher apenas uma mão-cheia).

O esquema de embaixador é uma parceria vencedora para ambas as partes, não só você irá receber até 15% de comissão em cada liquidificador / espremedor que venda devido à sua recomendação, mas também vamos, se desejar, apresentar o seu blog e algumas das suas receitas na Froothie TV, em nossa secção de receitas que lhe permite também recrutar alguns dos visitantes das nossas páginas, e em nossa página no Facebook, onde actualmente temos cerca de 100.000 fãs.

Nós também podemos, se você desejar, ajudá-lo a animar o seu blog através de um sorteio onde iremos fornecer prémios gratuitamente ou através de quaisquer outras ideias de marketing que você possa ter.

Um pouco sobre nós: Froothie é uma empresa australiana que foi lançada em Portugal há alguns meses, depois de um incrível sucesso internacional, em parceria com a marca de liquidificadores e espremedores: Optimum. O objectivo da Froothie é simples: Ajudar as pessoas a levar um estilo de vida mais saudável, promovendo simultaneamente a nossa gama exclusiva Optimum .

Partilhamos o nosso conhecimento e informações para uma vida saudável através de workshops, vídeos do YouTube, o nosso novo blog e vários meios de comunicação.

A gama Optimum contém liquidificadores de alta qualidade e espremedores de pressão a frio, e eles são significativamente mais acessíveis do que os nossos principais concorrentes, permitindo a todos os envolvidos desfrutar dos benefícios de vendas. Nós também teremos novos produtos excitantes a serem lançados em breve. Nosso foco tem sido sempre a qualidade, longevidade e o desempenho dos nossos produtos. O nosso fornecedor exclusivo esforça-se em garantir que cada peça utilizada em cada aparelho é montada com perfeição, usando o material da mais alta qualidade disponível.


Por favor, visite o nosso site em www.froothie.pt (website internacional: www.froothieinternational.com), nossa página no Facebook https://www.facebook.com/froothieportugal?ref=tn_tnmn Froothie TV em http://www.youtube.com/FroothieTV para mais informações.

O nosso espremedor lento também acaba de ser seleccionado pela revista T3 como sendo o melhor espremedor de sumos de 2014, e nosso liquidificador votado como nº1 pela escolha e Revisão do produto da Austrália.

Por favor, deixe-me saber se você estaria interessado em trabalhar em equipa connosco.

Meu endereço Skype é hugo.froothie.pt, caso queira convidar-me ou envie-me seu Skype ID e vou convidá-lo. Caso contrário, podemos trocar emails

Aguardamos a sua resposta,

Tudo de bom,


Alcidia disse...

Ficou bem linda e aposto que saborosa, parabéns! bjs
http://www.iguaria.com/


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff