21 janeiro 2007

21 janeiro 2007

Tosta de morcela do Fundão e maçã reineta

10 comentários
 

Receita retirada do livro de José Avillez. Irritam-me os livros de cozinha recentes que não têm fotos para todas as receitas – demonstram preguiça do autor. Assim, a tosta foi o que eu imaginei que o José Avillez terá criado.

Adoro morcela de arroz. A verdadeira, que para mim é a que se faz na região de Leiria, onde cresci, e que leva mesmo muito arroz. Deliciosa! Estas morcelas da Cova da Beira não me impressionam por aí além mas a receita original chama-se mesmo “morcela da Guarda assada com maçã reineta”, e segui a receita.

Retire a tripa da morcela e esmigalhe com um garfo, ou faça picadinho com uma faca. Reserve.

Pique finamente a cebola e leve ao lume em mateiga, louro, tomilho, sal e pimenta. Deixe cozinhar, e junte 2 pitadas de açúcar 1 minuto antes do fim. Junte à morcela, misturando bem.

Descasque a maçã e corte em lâminas de 3 a 4 mm. Monte as tostas com a pasta de morcela e as fatias de maçã e leve ao forno a assar.

Experimentei substituir o tomilho por manjericão seco e a maça reineta por Granny Smith e também resultou bem. O picado de cebola e manteiga suaviza a morcela e a maça assada faz um bom contraponto.

Ingredientes:

1 morcela da Guarda
2 cebolas médias
1 maçã reineta
Tostas de pão q.b.
1 folha de louro
Tomilho, sal, pimenta q.b.2 pitadas de açúcar.

10 comentários


Chef Spadanini disse...

Ah, vejo que arranjaste o livro do Avillez - é uma boa escolha. :)
Concordo contigo - não há morcela de arroz como a da região de Leiria...


FM disse...

Também já experimentei esta receita do Avilez. Concordo com o que dizes em relação a fotografia e o problema muitas das vezes é das editoras que não publicam fotos para baixar os custos.


avental disse...

Imagino que terá ganho bem mais com o manjericão do que com o tomilho tão da cozinha francesa. Também seria curioso com coentros. Creio que salsa picada algo abundante também não ficaria mal.

Esta tosta deu-me a ideia para uma francesinha, vamos ver é se demora menos que os tais 7 meses ;)

Quanto às morcelas de Leiria como umas excelentes na Chiqueda, Alcobaça, num restaurante de lá, que também tem talho.

Bem-vindos à blogosfera gastronómica.Gostei do que li. Vou anunciar a boa nova, o nascimento do blogue, e só não abro uma garrafa de champanhe porque o virtual não vale nada.


Elvira disse...

Irresistível! :-)


Montez disse...

Experimentei com morcela da arroz do Ribatejo e está aprovado!
Saudações gastronómicas


Chef Janvier disse...

Fiz ontem uma versão simplificada. Parti a morcela em bocadinhos, a cobrir um prato fundo. Reguei com a cebola alourada e a manteiga, e espalhei manjericão seco. Pisei com o garfo. Cortei as fatias de maçã reineta e cobri tudo. Levei ao microondas por 3 a 4 minutos. A gulodice foi tanta que nem usei as tostas! Comi meia morcela assim!


Anónimo disse...

Mas as morcelas de Leiria são muito melhores do que as da Chiqueda, Avental Gourmet, e sei o que estou a dizer, porque fui durante uns anos frequentadora assídua do restaurante da D.Maria José.
As de Leiria, têm mais arroz (o que é bom para quem gosta deste tipo de morcelas) e mais cominhos.


Anónimo disse...

Ontem tentei deixar mais um comentário, mas como sou dispistada, devo ter feito, mais uma vez, alguma coisa errada.
Não sei a frequência com que vai a Leiria, mas eu como agora vou pouco, mando-as vir dum talho que há a caminho da Barreira, mesmo em frente ao princípio do Quartel. Não sei se conhece. Mandam-mas até à porta de casa, acondicionadas em vácuo, e bem fresquinhas. Costumavam mandar também todas as quartas para um restaurante que havia ou há na faculdade de Agronomia.
São excelentes. São eles que as fazem, pois têm fábrica no local do talho.


Anónimo disse...

Chiii! Despistada


Anónimo disse...

Chef Janvier,

Realmente é um pouco "frustrante" comprármos um livro de receitas tão apetitosas e de repente não termos o referencial visual (fotos :) ) para nos apoiar na finalização e no empratamento de algumas receitas!!!

Porém a grande verdade é que esse nosso 1º livro (Um Chef em sua casa) foi desde o início pensado para alcançar o maior nº de pessoas, sem tentar "elitizar" a gastronomia... e para isso, tinhamos por obrigação lançar um livro que tivesse o preço máximo de 25,00€... como deve imaginar, num livro de gastronomia neste estilo, os custos de fotografia e tratamento de imagens com alta qualidade, constituem numa das partes mais caras da edição do livro e tivemos que optar por uma selecção das fotos + interessantes!! Esperamos que compreenda...

Desde já gostariamos de lhe informar que ficamos contentes por saber que as receitas do Chef José Avillez estão sendo testadas e provadas por todo o país!! Continue a divulgar os vossos resultados (com fotos de preferência!!!)

Através do meu e-mail (pois ainda não sei colocar fotos aqui nos comentários...) poderemos lhe dar a foto da nossa Tosta de Morcela da Guarda, não hesite em contactar.

Melhores cumprimentos

Paulo Salvador
(paulosalvador@life-stylecooking.com)


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff