13 abril 2007

13 abril 2007

Cabrito no forno com rosmaninho, mostarda e mel

4 comentários
 
Gosto mais do cabrito com alecrim, que acho mais intenso, mas também fica bem com rosmaninho. Pedi um cabritinho bem pequeno, que inteiro com cabeça incluída pesou quatro quilos e trezentas gramas. O talhante talhou, e o cozinheiro cozinhou. Como alentejano bem comportado, gosto mais de borrego, mas faço aqui as honras a um prato mais típico do norte, cozinhado à minha maneira.

Eis como. Corte 2 dentes de alho, e desfolhe entre os dedos 6 a 8 hastes de rosmaninho. Junte no pilão com uma colher de chá de sal, 10 grãos de pimenta preta e pise bem. Junte 2 a 3 golpes de azeite e pise um pouco mais. Junte todo o vinho branco e misture suavemente.

Disponha meio cabrito em tabuleiro de ir ao forno e massagem com azeite. Deixe descansar meia hora e verta a mistura de vinho e temperos. Deixe a marinar por algumas horas (ou mesmo de um dia para o outro) virando a carne uma ou outra vez. Leve ao forno e deixe alourar bem de ambos os lados. Molhe o cabrito com os líquidos do tabuleiro.

Para a perna do cabrito, besuntei com mostarda e pincelei generosamente com mel. Nem todos gostam, mas eu acho alguma piada ter carne no prato com diferentes temperos.

Por fim, recomendo que use um bom vinho. Não se vai dar ao trabalho de temperar o cabrito para este ficar a saber a zurrapa, pois não?

4 comentários


Cláudia A. disse...

Maravilhoso o seu cabrito. Um igual estará na mesa aqui de casa brevemente. Saudações brasileiras.


Chef Janvier disse...

Obrigado Cláudia,

O seu blogue pareceu-me uma delícia. Tenho de lá ir mais vezes.


Anónimo disse...

O mel liga muito bem com o cabrito, já o fiz com mel e alecrim. Este seu deve ser bem bom, ainda por cima um cabritinho com menos 1 kg do que os que costumo comprar.

Tem uma retribuição no seu Gmail.


Anónimo disse...

Grand Chef Janvier, será que me podia enviar o ficheiro com receitas para as máquinas (tipo Lidl). Colhi esta informação num post seu no Blog "Avental do Gourmet". O meu email é: blogobserva@gmail.com.
Mui Grato
R.S. Osservatore


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff