18 abril 2007

18 abril 2007

Risotto com cogumelos

10 comentários
 

Risotto é um dos pratos que mais gosto de fazer, por três bons motivos: é simples de preparar, muito saboroso e suficientemente versátil para se adaptar à imaginação do momento ou aos ingredientes que houver em casa.
A receita que faço mais vezes é esta, de risotto com cogumelos. Foi o nosso jantar há pouco, e vem agora aqui para esta cozinha.


Ingredientes (4 pessoas):
300g de arroz arborio ou carnaroli (é cada vez mais fácil de encontrar - já há marcas portuguesas a vender arroz próprio para risotto)
150g de cogumelos porcini
1dl de vinho branco
1,5l de caldo de galinha (ou carne)
1 colher de sopa de cebola (ou chalota) picada
1 colher de café de alho picado
queijo parmesão ralado, de preferência na hora
azeite
tomilho
salsa picada
sal, pimenta
1 noz de manteiga


Preparação:
Antes de começar a preparar o risotto convém preparar todos os ingredientes - assim que se começar a cozinhar o arroz, vai ser necessário estar constantemente junto da panela, por isso não vai sobrar tempo para terminar de preparar nada!...

Assim sendo, comece por preparar o caldo - leve cerca de 1,5 litros de água ao lume, com um cubo de caldo e deixe ferver até o caldo se desfazer na água. No final reserve.

De seguida, pique a cebola, o alho e a salsa, reservando cada um em separado. Se necessário, rale o parmesão - eu gosto de ralar em excesso, mas a quantidade certa é uma questão de gosto; costumo ralar o queijo sobre os pratos nos quais vou servir o risotto, fazendo uma pequena "cama" de queijo ralado, e também sobre um pires, para deitar sobre o arroz no final da cozedura, ainda na panela.

Finalmente, leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e, quando estiver quente, deite-lhe os cogumelos com uma pitada de tomilho. Deixe cozinhar durante cerca de um minuto, junte o alho, tempere com sal e pimenta e um pouquinho de salsa. Deixe cozinhar mais um pouco e retire do lume. Corte cerca de metade dos cogumelos em pedaços pequenos.

Posto isto, tratemos então do arroz: coloque um pouco de azeite numa panela e deite-lhe a cebola. Quando estiver translúcida, junte o arroz, envolvendo-o com a cebola e o azeite. Deite o vinho branco e vá mexendo sempre até o vinho evaporar. Junte uma colher de caldo e mexa sempre. Junte nesta altura os cogumelos que cortou em pedaços mais pequenos.

A partir daqui o processo é simples: junte uma colher de caldo e mexa sempre até o arroz absorver o líquido; nessa altura junte mais uma colher de caldo e continue a mexer. Prepare-se: vai estar ainda bastante tempo a mexer o arroz com o caldo - e mexer é importantíssimo para fazer um bom risotto. Quando já estiver perto do final da cozedura, junte os restantes cogumelos e continue até terminar o caldo.

Nesta altura retire do lume, junte a noz de manteiga e o parmesão que reservou antes e mexa tudo muito bem.
Sirva imediatamente - e buon apettito!!


Nota: quando fiz o risotto hoje só tinha cogumelos porcini secos - usei-os da seguinte forma: antes de começar pu-los numa taça com água a ferver e deixei-os de molho durante cerca de 5 minutos. Depois usei os cogumelos da mesma forma como está indicado na receita, mas aproveitei a água onde os tinha deixado de molho, usando-a em vez da primeira colherada de molho. Esta água fica extremamente aromatizada e vale a pena utilizá-la na receita!...

10 comentários


Elvira disse...

Um risotto bem feitinho cai sempre bem... :-)


Chef Janvier disse...

Ahh, risotto. Bem bom.

Na mercearia aqui perto da minha casa pedem-me 6 euros por uma saqueta de cogumelos porcini. Onde compras os teus e quanto pagas?


Goretti disse...

Yb costumo fazer diferentes risotos que, regra geral, ficam bons. Já tentei de cogumelos, mas saíu um desastre. Farei mais uma vez, seguindo a sua receita...talvez tenha mais sorte :)


Anónimo disse...

Olá. Permite-me fazer um pequeno reparo quanto à aparente textura do risotto. O ristto deve ficar sempre "al onda" ou seja, no tacho ainda, quando mexes com a colher ele deve fazer uma pequena onda. De facto, onde a maioria dos cozinheiros falham no risotto é neste ponto. Para isto ha algumas regras que devem ser seguidas à risca durante a confecção e a confecção nunca deve ultrapassar cerca de 20min e deve ser servido e consumido sempre ao momento. De momento nao tenho aqui as regras todas, mas posso-te enviar as regras principais de preparaçao de um bom risotto que tenho apontadas das minhas aulas de cozinha com o Chef Martinez.

se quiseres adiciona-me ao msn para irmos trocando ideias e impressoes culinarias: enkr1pt3d@hotmail.com

Boas garfadas! :)


Anónimo disse...

Cogumelos frescos, encontro muita variedade em dois locais.

No jumbo do Almada Forum, em Almada, e no carrefour de Telheiras em Lisboa.


joana disse...

acabei de o fazer e ficou óptimo! a minha primeira refeição a sério na minha nova casa, e não podia ter sido melhor. obrigada!!


joana disse...

acabei de o fazer e ficou óptimo! a minha primeira refeição a sério na minha nova casa, e não podia ter sido melhor. obrigada!!


Anónimo disse...

O meu primeiro risotto! E como correu bem. Agora vou dedicar-me a isto por uns tempos. Obrigada pela receita tão bem explicadinha. E parabéns ao chef!
Cristina Paiva


Tanita disse...

Risotto adoro. Peço autorização para usar esta receita e fotografia (devidamente identificadas) para o meu menu semanal. Como faço questão de comermos pouca carne, o risotto é uma optima alternativa.
Obrigada e boas receitas!


Couisine Marocaine disse...

Me dio grandes membrillos, y la receta que yo no soy feliz, me siento muy en juego! gracias de antemano
Abordo un buena receta que ya ocupó un sitio como este
recette patisserie
recette quiche lorraine
recette couscous
Couscous recipe
Recette Thermomix
Recette cookies
Recette crepe
gateau au yaourt
Recette moelleux au chocolat
Dessert rapide
Recette tiramisu
Recette paella
Recette punch
Recette pancakes
Recette crumble


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff