18 abril 2007

18 abril 2007

Risotto com cogumelos

9 comentários
 

Risotto é um dos pratos que mais gosto de fazer, por três bons motivos: é simples de preparar, muito saboroso e suficientemente versátil para se adaptar à imaginação do momento ou aos ingredientes que houver em casa.
A receita que faço mais vezes é esta, de risotto com cogumelos. Foi o nosso jantar há pouco, e vem agora aqui para esta cozinha.


Ingredientes (4 pessoas):
300g de arroz arborio ou carnaroli (é cada vez mais fácil de encontrar - já há marcas portuguesas a vender arroz próprio para risotto)
150g de cogumelos porcini
1dl de vinho branco
1,5l de caldo de galinha (ou carne)
1 colher de sopa de cebola (ou chalota) picada
1 colher de café de alho picado
queijo parmesão ralado, de preferência na hora
azeite
tomilho
salsa picada
sal, pimenta
1 noz de manteiga


Preparação:
Antes de começar a preparar o risotto convém preparar todos os ingredientes - assim que se começar a cozinhar o arroz, vai ser necessário estar constantemente junto da panela, por isso não vai sobrar tempo para terminar de preparar nada!...

Assim sendo, comece por preparar o caldo - leve cerca de 1,5 litros de água ao lume, com um cubo de caldo e deixe ferver até o caldo se desfazer na água. No final reserve.

De seguida, pique a cebola, o alho e a salsa, reservando cada um em separado. Se necessário, rale o parmesão - eu gosto de ralar em excesso, mas a quantidade certa é uma questão de gosto; costumo ralar o queijo sobre os pratos nos quais vou servir o risotto, fazendo uma pequena "cama" de queijo ralado, e também sobre um pires, para deitar sobre o arroz no final da cozedura, ainda na panela.

Finalmente, leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e, quando estiver quente, deite-lhe os cogumelos com uma pitada de tomilho. Deixe cozinhar durante cerca de um minuto, junte o alho, tempere com sal e pimenta e um pouquinho de salsa. Deixe cozinhar mais um pouco e retire do lume. Corte cerca de metade dos cogumelos em pedaços pequenos.

Posto isto, tratemos então do arroz: coloque um pouco de azeite numa panela e deite-lhe a cebola. Quando estiver translúcida, junte o arroz, envolvendo-o com a cebola e o azeite. Deite o vinho branco e vá mexendo sempre até o vinho evaporar. Junte uma colher de caldo e mexa sempre. Junte nesta altura os cogumelos que cortou em pedaços mais pequenos.

A partir daqui o processo é simples: junte uma colher de caldo e mexa sempre até o arroz absorver o líquido; nessa altura junte mais uma colher de caldo e continue a mexer. Prepare-se: vai estar ainda bastante tempo a mexer o arroz com o caldo - e mexer é importantíssimo para fazer um bom risotto. Quando já estiver perto do final da cozedura, junte os restantes cogumelos e continue até terminar o caldo.

Nesta altura retire do lume, junte a noz de manteiga e o parmesão que reservou antes e mexa tudo muito bem.
Sirva imediatamente - e buon apettito!!


Nota: quando fiz o risotto hoje só tinha cogumelos porcini secos - usei-os da seguinte forma: antes de começar pu-los numa taça com água a ferver e deixei-os de molho durante cerca de 5 minutos. Depois usei os cogumelos da mesma forma como está indicado na receita, mas aproveitei a água onde os tinha deixado de molho, usando-a em vez da primeira colherada de molho. Esta água fica extremamente aromatizada e vale a pena utilizá-la na receita!...

9 comentários


Elvira disse...

Um risotto bem feitinho cai sempre bem... :-)


Chef Janvier disse...

Ahh, risotto. Bem bom.

Na mercearia aqui perto da minha casa pedem-me 6 euros por uma saqueta de cogumelos porcini. Onde compras os teus e quanto pagas?


Unknown disse...

Yb costumo fazer diferentes risotos que, regra geral, ficam bons. Já tentei de cogumelos, mas saíu um desastre. Farei mais uma vez, seguindo a sua receita...talvez tenha mais sorte :)


Anónimo disse...

Olá. Permite-me fazer um pequeno reparo quanto à aparente textura do risotto. O ristto deve ficar sempre "al onda" ou seja, no tacho ainda, quando mexes com a colher ele deve fazer uma pequena onda. De facto, onde a maioria dos cozinheiros falham no risotto é neste ponto. Para isto ha algumas regras que devem ser seguidas à risca durante a confecção e a confecção nunca deve ultrapassar cerca de 20min e deve ser servido e consumido sempre ao momento. De momento nao tenho aqui as regras todas, mas posso-te enviar as regras principais de preparaçao de um bom risotto que tenho apontadas das minhas aulas de cozinha com o Chef Martinez.

se quiseres adiciona-me ao msn para irmos trocando ideias e impressoes culinarias: enkr1pt3d@hotmail.com

Boas garfadas! :)


Anónimo disse...

Cogumelos frescos, encontro muita variedade em dois locais.

No jumbo do Almada Forum, em Almada, e no carrefour de Telheiras em Lisboa.


joana disse...

acabei de o fazer e ficou óptimo! a minha primeira refeição a sério na minha nova casa, e não podia ter sido melhor. obrigada!!


joana disse...

acabei de o fazer e ficou óptimo! a minha primeira refeição a sério na minha nova casa, e não podia ter sido melhor. obrigada!!


Anónimo disse...

O meu primeiro risotto! E como correu bem. Agora vou dedicar-me a isto por uns tempos. Obrigada pela receita tão bem explicadinha. E parabéns ao chef!
Cristina Paiva


Tanita disse...

Risotto adoro. Peço autorização para usar esta receita e fotografia (devidamente identificadas) para o meu menu semanal. Como faço questão de comermos pouca carne, o risotto é uma optima alternativa.
Obrigada e boas receitas!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff