15 outubro 2007

15 outubro 2007

Magret de pato com molho de cerveja preta

8 comentários
 

Este é um prato que já não fazia há algum tempo. É uma receita que saiu na Saberes & Sabores há já algum tempo e de que gostamos bastante cá em casa. Publicidade à parte, geralmente uso Guiness para o molho, mas também fica bastante bem com Super Bock preta (nem de propósito são as minhas cervejas pretas preferidas).


Ingredientes (4 pessoas):
4 peitos de pato
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1,5 dl de cerveja preta
uvas
sal
pimenta


Preparação:

Aqueça uma frigideira em lume brando. Assim que estiver quente, coloque-lhe os peitos de pato com a pele virada para baixo (não é necessário colocar gordura, já que os próprios peitos deitam bastante gordura para a frigideira). Deixe alourar e vire os peitos para o outro lado. Deixe uns minutos e retire, reservando (não se preocupe se os peitos não estiverem bem cozinhados por dentro, vão voltar para a frigideira mais tarde). Entretanto, aproveite para misturar o açúcar na cerveja preta.

Retire o excesso de gordura que ficou na frigideira e volte a colocá-la ao lume (em lume brando), deitando-lhe a cerveja misturada com o açúcar. Deixe ir fervendo, enquanto corta os peitos em fatias. Quando tiverem passado uns minutos e o molho já estiver a ferver, deite as fatias, temperando só nesta altura com sal e pimenta. Deixe cozinhar até estarem macias (não deixando cozinhar demasiado). Retire do lume, juntando-lhe os bagos de uvas.

O prato acompanha bem com arroz branco (ou basmati). Desta última vez, resolvi variar e fiz umas batatas assadas no forno, com casca, temperadas apenas com sal e uns ramos de alecrim - não ficou nada mal!

8 comentários


virtual chef disse...

Caro Chef, sem dúvida que a receita é bastante original. Curioso, as minhas duas cervejas preferidas são a Guinness e a Super Bock Stout! Sendo assim, vou tomar nota deste prato para ensaiar no fim de semana. Abraço.


Anónimo disse...

Tenho ali um pato que estava destinado ao popular "arroz de pato" agora acho que o arroz fica para a próxima desta vez vai mesmo o "Magret"!


Chef Janvier disse...

Quando olhei para as batatas pensei - ahá, eis as batatas no sauté! Mas não...

O prato tem bom aspecto, e gosto da ideia de cerveja e uvas com pato. Espero que tenha ficado rosado por dentro.

Um abraço, Chef Janvier


Marizé disse...

Este prato tem muito requinte, a apresentação está linda, e as uvas combinadas com os outros ingredientes conquistaram-me.
Parabens


Ti Caty disse...

Adoro "magret" acho que em breve vou experimentar esta receita.
Abraços.


Anónimo disse...

Que bom e simples mesmo a meu gosto! Branca5


Anónimo disse...

O molho deve dar um toque especial e original ao pato.Excelente ideia. Vou experimentar.


colher-de-pau disse...

Se há coisas que ainda não experimentei cozinhar foi magret!
Esta receita está a convencer-me!
Está delicioso, como tudo o que aqui vai aparecendo!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff