15 outubro 2007
15 outubro 2007
Magret de pato com molho de cerveja preta
Este é um prato que já não fazia há algum tempo. É uma receita que saiu na Saberes & Sabores há já algum tempo e de que gostamos bastante cá em casa. Publicidade à parte, geralmente uso Guiness para o molho, mas também fica bastante bem com Super Bock preta (nem de propósito são as minhas cervejas pretas preferidas).
Ingredientes (4 pessoas):
4 peitos de pato
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1,5 dl de cerveja preta
uvas
sal
pimenta
Preparação:
Aqueça uma frigideira em lume brando. Assim que estiver quente, coloque-lhe os peitos de pato com a pele virada para baixo (não é necessário colocar gordura, já que os próprios peitos deitam bastante gordura para a frigideira). Deixe alourar e vire os peitos para o outro lado. Deixe uns minutos e retire, reservando (não se preocupe se os peitos não estiverem bem cozinhados por dentro, vão voltar para a frigideira mais tarde). Entretanto, aproveite para misturar o açúcar na cerveja preta.
Retire o excesso de gordura que ficou na frigideira e volte a colocá-la ao lume (em lume brando), deitando-lhe a cerveja misturada com o açúcar. Deixe ir fervendo, enquanto corta os peitos em fatias. Quando tiverem passado uns minutos e o molho já estiver a ferver, deite as fatias, temperando só nesta altura com sal e pimenta. Deixe cozinhar até estarem macias (não deixando cozinhar demasiado). Retire do lume, juntando-lhe os bagos de uvas.
O prato acompanha bem com arroz branco (ou basmati). Desta última vez, resolvi variar e fiz umas batatas assadas no forno, com casca, temperadas apenas com sal e uns ramos de alecrim - não ficou nada mal!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários
Caro Chef, sem dúvida que a receita é bastante original. Curioso, as minhas duas cervejas preferidas são a Guinness e a Super Bock Stout! Sendo assim, vou tomar nota deste prato para ensaiar no fim de semana. Abraço.
Tenho ali um pato que estava destinado ao popular "arroz de pato" agora acho que o arroz fica para a próxima desta vez vai mesmo o "Magret"!
Quando olhei para as batatas pensei - ahá, eis as batatas no sauté! Mas não...
O prato tem bom aspecto, e gosto da ideia de cerveja e uvas com pato. Espero que tenha ficado rosado por dentro.
Um abraço, Chef Janvier
Este prato tem muito requinte, a apresentação está linda, e as uvas combinadas com os outros ingredientes conquistaram-me.
Parabens
Adoro "magret" acho que em breve vou experimentar esta receita.
Abraços.
Que bom e simples mesmo a meu gosto! Branca5
O molho deve dar um toque especial e original ao pato.Excelente ideia. Vou experimentar.
Se há coisas que ainda não experimentei cozinhar foi magret!
Esta receita está a convencer-me!
Está delicioso, como tudo o que aqui vai aparecendo!
Enviar um comentário