29 novembro 2007

29 novembro 2007

Risotto de maçã e três queijos

8 comentários
 
Como já disse noutra ocasião, risotto é um dos pratos que mais gosto de fazer. Neste fim-de-semana resolvi experimentar uma receita diferente, retirada do livro "Cook With Jamie", do chef Jamie Oliver. É um risotto muito agradável, com o sabor doce da maçã a fazer um bom contraste com a força do gorgonzola.


Ingredientes (4 pessoas):
300g de arroz arborio ou carnaroli
1dl de vinho branco
1,5l de caldo de galinha (ou de legumes)
1 cebola (ou chalota) picada
1 maçã
100g de queijo gorgonzola
50g de queijo chèvre
queijo parmesão (ou grana padano) ralado
nozes
azeite
1 noz de manteiga
sal, pimenta


Preparação:
A regra fundamental para fazer um risotto é preparar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar, dado que o risotto obriga-nos a estar constantemente a mexer o arroz, e por isso não nos dá tempo para preparar seja o que for enquanto o arroz coze. Assim, comece por preparar o caldo de galinha (ou legumes) num tachinho. Enquanto o caldo vai aquecendo, descasque a maçã, corte-a aos cubos e regue com um pouco de sumo de limão para não oxidar. Aproveite também para picar a cebola (ou chalota), para desfazer o gorgonzola e o chèvre em pedaços, para ralar o parmesão e para partir as nozes.

Assim que tiver tudo pronto, leve uma panela alta a lume médio com um pouco de azeite e deite-lhe a cebola. Quando estiver dourada, deite o arroz e mexa durante um pouquinho, para o envolver bem no azeite e na cebola. Deite o vinho branco e vá mexendo sempre. Assim que o vinho evaporar, deite uma colher do caldo que preparou anteriormente. Vá mexendo sempre até o caldo evaporar - e nessa altura deite outra colher. Vá repetido este processo, deitando a colher de caldo, esperando que evapore, e sem nunca se esquecer de mexer constantemente o arroz (é fundamental para evitar que o arroz pegue). Prepare-se para ainda estar algum tempo ao fogão...

Quase no final da cozedura, junte um pouquinho de sal e pimenta. Não é preciso muito, porque os queijos têm um sabor forte que não precisa de grandes temperos.

Quando o arroz estiver no ponto, desligue o lume e junte-lhe a noz de manteiga, o parmesão ralado e os pedaços de maçã, gorgonzola e chèvre. Tape a panela e espere cerca de um minuto, para que os queijos derretam e se fundam bem com o arroz. Neste minuto, aproveite para aquecer as nozes partidas em pedaços numa pequena frigideira.

E agora é só servir - eu gosto de ralar parmesão para os pratos antes de lhes deitar o risotto (para mim, o parmesão nunca é demais...). Espalhe as nozes sobre o risotto e deite um fio de azeite por cima de tudo. Sirva imediatamente.

8 comentários


risonha disse...

logo agora que eu ando com a pancada dos risottos!!! uma receita destas para mim é uma preciosidade. adorei


Suzana disse...

Também já fiz esta receita, fica realmente uma delícia. Ando a pensar fazê-la com pêra em vez de maçã e retirar o chèvre.


Marizé disse...

Esta receita é genial pela combinação de ingredientes.

Gostei muito


Joaninha disse...

Eu que nunca fiz, acho que esta é uma das versões que mais me despertou interesse pela adição da fruta. A sugestão da Suzana também deve ser boa. :)


Joaninha disse...

Já disse que adoro o vosso serviço da Spal? Têm muito bom gosto!:))) Porque será?!?!? :DDDDD


m@ria...m@rie...m@ry disse...

é verdade um bom risotto quer muito mimo e dedicação! este aqui deve ser uma delicia... ja experimentei um tambem do jamie oliver mas com tomilho e cogumelos secos... muito bom!


avental disse...

Esse contraste deve ser refinado. As maçãs dão óptimos contrastes, e para mim mais as doces que as salgadas.


DocesCozinhados disse...

Que delícia que deve ser!!!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff