25 novembro 2007

25 novembro 2007

Tiramisù de frutas

7 comentários
 
Tinha umas maçãs e umas pêras a mais e queria fazer uma sobremesa. Ao folhear os livros de cozinha que tenho em casa, parei na página com a receita de Tiramisù. Não é uma sobremesa que leve frutas, mas... porque não? Resolvi arriscar uma adaptação, substituindo os habituais palitos la reine por fatias finas de maçã e pêra e pedaços de nozes picadas. Saiu esta variação, que resulta bastante bem.


Ingredientes (4 pessoas):
2 maçãs
3 pêras
3 ovos grandes
100g de açúcar
250g de queijo mascarpone
nozes picadas
1 colher de sopa de açúcar amrelo
canela
cacau em pó


Preparação:
Comece por descascar as maçãs e as pêras. Retire-lhes os caroços e corte-as em fatias finas. Coloque as fatias num pirex, polvilhe com o açúcar amarelo e com canela (a gosto). Leve ao forno por uns bons minutos (com cuidado para não deixar queimar o fundo).

De seguida, parta os ovos, separando as gemas das claras em tigelas separadas. Junte metade da quantidade de açúcar às gemas e bata até ficar em creme. Junte o queijo mascarpone e continue a bater até obter uma mistura cremosa.

Bata também as claras com a batedeira até fazerem espuma. Junte-lhes o resto do açúcar e continue a bater até estarem bastante espessas. Junte-as cuidadosamente ao creme de mascarpone.

Pegue agora no recipiente onde vai servir o Tiramisù. Faça uma primeira camada com fatias de maçã e pêra e espalhe por cima algumas nozes picadas. De seguida, deite uma camada de creme de mascarpone. Faça mais uma camada de fruta e nozes e termine com mais uma de creme de mascarpone (dependendo do tamanho da forma, poderá alternar outras camadas, mas termine sempre com uma de creme). Polvilhe com cacau em pó e leve ao frigorífico.

Sirva fresco.

7 comentários


Suzana Parreira disse...

Na verdade faço sempre o meu tiramisú com morangos e é sucesso garantido. Com maçãs e pêras não experimentei mas deve funcionar bem - tem aliás um fantástico aspecto!


Chef Janvier disse...

Um tiramisù assim até eu comia agora!


risonha disse...

eu quero... eu quero... deve ficar uma delícia


Cristina disse...

Brilhante, esta ideia! Muito bem visto, ora porque é que tiramisú tem de ser sempre com palitos???


m@ria...m@rie...m@ry disse...

está com um aspecto delicioso! parabéns!!!!


Filipa disse...

Eu adoro tiramisú e este não me vai escapar. Vou ter de experimentar.


Marizé disse...

Que maravilhosa versão de tiramisu!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff