18 janeiro 2009
18 janeiro 2009
Encharcada
Resolvi fazer encharcada para aproveitar umas gemas que me tinham sobrado de outro prato. A receita que segui foi a do Pantagruel, a 'bíblia' da cozinha portuguesa, na qual se pode sempre confiar. Só adaptei as quantidades ao número de gemas que tinha, ficando assim com o equivalente a duas porções bem servidas.
Ingredientes (2 pessoas):
6 gemas de ovo
1 clara de ovo
170g de açúcar
1dl de água
canela
Preparação:
Deite o açúcar e a água num tachinho e leve ao lume até ferver. Com uma colher verifique a calda até obter ponto de pérola (quando, ao deixar escorrer devagar a calda da colher, esta formar um fio mais grosso com uma pequena bola - a 'pérola' - na ponta). Reserve.
Entretanto, bata bem as gemas e a clara num recipiente e deite-as sobre a calda através de um passador, espalhando bem para que fiquem bem distribuídas no tacho. Leve a lume brando e deixe cozer, misturando com a calda. Com a colher de pau vá evitado que os ovos se peguem nas paredes do tacho, para que não fiquem com um bordo seco.
Assim que estiverem cozidos, deite num pirex, polvilhe bem com canela e leve ao forno, de preferência com o grill ligado, para que toste ligeiramente por cima.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários
Lá vai o colesterol até ao tecto :) Adoro estes doces regionais!
Então e as bombocas? :D
Olá!
Há um docinho para esta cozinha no meu blog. É só ir buscar.
bjs
Caro Janvier,
Obrigado pelas palavras que deixou no final do Comidas Caseiras.
É bem verdade que isto dos blogs se torna viciante, embora as ligações e amizades virtuais que gera, estranhas por certo mas também não menos reais que as outras de carne e osso, sejam recompensa bem gratificante.
Na verdade 2 blogs sobre comida eram "filhos" a mais, morreu o que dava mais trabalho, ficou o Outras Comidas, sempre é mais ligeiro, quando a prosa não sai, resolve- com uma ou duas fotos... :-)
Abraço
Luís Pontes
Aproveito antes de mais para lhe dar os Parabéns pelo 2º aniversário do seu blog. Obrigada por partilhar connosco tantas receitas deliciosas.
Esta encharcada está com um aspecto maravilhoso...vou ter de experimentar ;-)
Beijinhos
Tenho uma adoração por doces conventuais, sendo um dos meus favoritos a encharcada.
Esta ficou lindíssima.
Isso é porque não conheces o "Tesouro das Cozinheiras"...
Olá
Desta vez não é um docinho...é um desafio à vossa espera no meu blog...passem por lá.
bjs
Enviar um comentário