19 abril 2009

19 abril 2009

Panna cotta de hortelã

6 comentários
 


Já não é a primeira vez que coloco aqui uma receita de panna cotta, mas não podia deixar de partilhar esta, pelo sabor fantástico a hortelã que faz desta uma bela alternativa à forma mais clássica de preparar a sobremesa italiana. A receita foi-me passada num curso de sobremesas com o chef Augusto Gemelli - e está também disponível no seu livro, "A Cozinha Italiana de Augusto Gemelli", que recomendo vivamente.


Ingredientes (4 pessoas):

Para a panna cotta:
500ml de natas para bater
75g de açúcar
3 folhas de gelatina
15g de folhas de hortelã
xarope de hortelã (opcional)

Para o molho de frutos silvestres:
100g de frutos silvestres
100g de açúcar
50ml de água


Preparação:
Leve um tachinho ao lume com as natas, o açúcar e as folhas de hortelã cortadas em pedaços grosseiros. Se quiser, deite uma colher de chá de xarope de hortelã - o xarope é opcional, mas ajuda ao sabor e dá um tom ligeiramente esverdeado à panna cotta. Aqueça em lume brando/médio, sem deixar que levante fervura. Retire do lume, tape o tachinho e reserve durante cerca de uma hora.

Após esse tempo, passe por um passador para outro recipiente. Entretanto coloque as folhas de gelatina em água fria até amolecerem. Retire-as uma a uma, escorrendo muito bem, e junte-as às natas. Deite em formas individuais (ou numa forma única maior) e leve ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

Para servir, prepare um molho de frutos silvestres colocando a água e o açúcar num tacho. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Junte os frutos silvestres, envolvendo-os na calda. Deite por cima da panna cotta e enfeite com uma folha de hortelã.

6 comentários


Chef Janvier disse...

Ahhh, ia eu publicar uma receita de pato quando vi que tinhas acabado de publicar a panna cotta de hortelã. Já se comia...

Procurei o xarope de hortelã no Lidl mas não encontrei. Consegues dar alguma referência (do tipo, está por cima da banca dos gelados e das batatas fritas congeladas)...


argas disse...

Adorei! Também ando a meter o xarope de hortelã em algumas sobremesas!

O xarope está ao pé dos sumos, das groselhas...


Chef Spadanini disse...

Janvier, não me recordo da prateleira (se é que se pode falar em prateleiras quando se discute a arrumação do Lidl), mas foi no Lidl de Vendas Novas... É uma garrafa verde, se é que isso ajuda. :)


Anónimo disse...

Hás de tentar encontrar uma espécie de hortelã que se chama hortelã-chocolate. Só a sua fragrancia quando esmagamos as folhas entre os dedos, faz-nos lembrar After Eight. Tenho-a em vaso oferecida pelo Chef do Convento do Espinheiro.

Vai deliciosamente bem picadinha sobre morangos frescos...


Miss Rita disse...

Bemmmmmmmm, adorei o vosso blog... a panna cotta é a minha favorita sobremesa...
parabéns pel blog vou adicionar ao meu para aprender mt com vçs

um beijinho

Rita
http://1pitadadecarinho.blogspot.com/


mi disse...

esta panna cotta deve ser excelente!
fiquei com muita vontade de experimentar esta receita :)


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff