20 Maio 2012

20 Maio 2012

Sopa de beldroegas

4 comentários
 

Os amigos são para estas coisas. Até hoje eu só conhecia de nome a sopa de beldroegas, prato típico alentejano. Mas graças à amizade e generosidade do Paulo e da Maria, que visitámos ontem em Évora, já corrigi essa falha. Viemos de Évora com o essencial para a sopa - um molho de beldroegas, pão alentejano, os queijos e a receita -, e foi o almoço. E que almoço! É uma sopa simples de fazer, mas substancial e rica como só no alentejo.
A acompanhar, vinho alentejano. A finalizar, uma fatia de pão-de-rala. Não há melhor.


Ingredientes (2 pessoas):
1 molho de beldroegas
2 queijos de cabra bem curados
2 ovos
1 cabeça de alho
2 dentes de alho
3 batatas médias
pão alentejano duro
azeite
sal


Preparação:
Prepare os ingredientes: lave e desfolhe as beldroegas (o caule não é utilizado na sopa); pique os dois dentes de alho; tire a pele branca da cabeça de alho até ver os dentes, mas com cuidado para não os separar; descasque e corte as batatas em rodelas grossas; corte os queijos em quatro.

Leve uma panela grande ao lume, cubra o fundo com azeite e deite os dois dentes de alho picados. Assim que começarem a alourar, deite-lhe as beldroegas e misture bem, deixando refogar um pouco enquanto ferve cerca de 1 litro de água noutra panela. Deite a água quente sobre as beldroegas e junte a cabeça de alho e as batatas. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Nessa altura junte os queijos cortados em quartos e prove para corrigir o tempero, se necessário. Finalmente abra os ovos para a sopa e deixe escalfar.

Corte o pão às fatias, usando-o para forrar as tigelas da sopa. Deite a sopa sobre o pão - e delicie-se!

4 comentários


Vera disse...

uma verdadeira delícia =) uma receita maravilhosa...como tudo o que é alentejano hehe beijocas


mariana/receitas para a felicidade disse...

Tenho dificuldade em encontrar as beldroegas aqui pelo Porto mas assim que as encontrar decerto farei esta deliciosa sopinha do meu Alentejo.


Susana Gomes (Gasparzinha) disse...

As beldroegas bravias são um pequeno tesouro. Nas sopas, nas saladas, adoro.
No ano passado usei-as num risotto que deixou saudades... A ver se o repito agora que a temporada voltou. :)


menina labronso disse...

Olá. só hoje vi esta receita.Adoro esta sopa e faço sempre que arranjo a beldroegas, embora as use também para outro tipo de sopas e saladas Queria só acrescentar que eu não faço com queijo curado, mas sim queijo fresco de cabra. Também fica óptima.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff