21 fevereiro 2007

21 fevereiro 2007

Gnocchi de ricotta com manteiga de limão e tomilho

4 comentários
 
Tendo mudado de casa há pouco tempo, as revistas de decoração são uma constante por cá (não por mim, que homem que é homem não lê revistas de decoração, antes passa o tempo na cozinha, que é o seu lugar...). Uma delas, a britânica LivingEtc já por duas vezes me surpreendeu pela positiva com as receitas que publica. A primeira vez foi com um creme de castanhas com azeite de cogumelos porcini que ainda hei-de publicar aqui. A segunda vez foi com estes gnocchi facílimos (e rapidíssimos) de fazer e que ficam bastante saborosos.


Ingredientes para os gnocchi (4 pessoas):
250g de queijo ricotta
25g de queijo parmesão ralado
75g de farinha
1 ovo, ligeiramente batido
4 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta
queijo parmesão ralado q.b., para polvilhar no final

Ingredientes para a manteiga de limão e tomilho:
80g de manteiga
2 colheres de chá de tomilho
2 colheres de chá de raspa de limão
2 colheres de chá de sumo de limão


Preparação:
Para preparar a manteiga, comece por colocar os ingredientes (manteiga, tomilho, raspa e sumo de limão) num tachinho em lume brando e mexa até a manteiga derreter completamente. Reserve, mantendo quente.

Comece então a preparar os gnocchi: coloque a ricotta, o parmesão ralado, o ovo, a farinha, a salsa, o sal e a pimenta numa tigela e mexa bem até combinar.

Deite farinha na bancada (convém que esteja mesmo bem enfarinhada, ou a massa irá pegar à bancada e será difícil trabalhá-la) e deite-lhe a massa, mexendo mais um pouco se necessário. Enrole a massa num rolo de cerca de 15 cm de comprimento. De seguida, com a ajuda de uma faca, corte em pedaços de aproximadamente 2 cm de comprimento e espalme muito ligeiramente cada pedaço com as costas de um garfo.

Cozinhe os gnocchi num tacho com água a ferver (com sal) durante 2-3 minutos ou até estarem cozinhados. Retire-os com uma escumadeira e coloque em tigelas. Deite por cima a manteiga de limão e tomilho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e sirva.

4 comentários


Chef Janvier disse...

Queijo parmesão sim, mas ralado na hora? :)


Chef Spadanini disse...

Claro, claro!... E se levasse azeite seria comprado no aeroporto! :)


Anónimo disse...

Que delícia de receita!! Vou experimentar. Parabéns pelo lindo blog, estou encantada.

Vivianne


Itza disse...

Amei esta manteiga de limão e e tomilho! Pena que este mês não tem dia 29, vou ter que provar depois. Beijos e muito bom o blog!!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff