19 julho 2007

19 julho 2007

Frango assado com ervas aromáticas

7 comentários
 

Ter acesso a bons produtos caseiros é mais do que meio caminho andado para bons resultados na cozinha. Um bom exemplo foi esta receita, do jantar de hoje, que não teria metade do sabor caso o frango não fosse caseiro, da capoeira da avó da minha mulher, e caso não tivesse usado o excelente azeite que temos em casa e que veio directo do produtor.

A receita em si é basicamente adaptada de uma do chef Jamie Oliver, publicada no livro 'Na Cozinha Com Jamie Oliver'. A grande diferença está nas ervas - usei as que tinha em casa, não exactamente as mesmas que Oliver propõe no livro. Tudo somado deu como resultado um frango saborosíssimo, que hei-de repetir numa próxima vez que tiver um frango de capoeira à disposição...

Ingredientes:
1 frango
1 limão
batatas
azeite
manjericão
salsa
coentros
hortelã
2 ou 3 hastes de alecrim
sal, pimenta
cordel para atar o frango


Preparação:

Atenção - o prato tem de começar a ser preparado de véspera! Toda a receita é baseada numa ideia simples, mas eficaz: as ervas aromáticas são colocadas sob a pele do frango, o que dá um sabor muito acentuado à carne durante a assadura. Para preparar o frango, comece então (de véspera!) por picar o manjericão, a salsa, os coentros e a hortelã. Pique uma boa quantidade, que sirva para temperar bem o frango. Aproveite também para cortar o limão ao meio.

De seguida, pegue na pele do peito do frango e comece a levantá-la, com cuidado para não rasgar. A pele do peito levanta-se com alguma facilidade, e o objectivo é permitir inserir uma boa quantidade da mistura de ervas aromáticas picadas entre a pele e a carne. Tempere também com algum sal sob a pele. Após temperar desta forma ambos os lados do frango, polvilhe também a cavidade com algum sal e coloque-lhe dentro o limão cortado ao meio e as hastes de alecrim.

O passo seguinte é atar o frango, por forma a manter a pele no lugar, cobrindo o tempero e não deixando exposta a carne do peito. Ate também a zona da cavidade, mantendo-a fechada sobre o limão, por forma a que o seu sumo tempere o frango por dentro durante a assadura. Coloque o frango assim preparado numa assadeira, tape com papel de alumínio e leve ao frigorífico até ao dia seguinte.

No dia seguinte, retire o frango do frigorífico. Aproveite para ir preparando as batatas, descascando-as e cortando-as em quartos. De seguida, regue bem o frango com azeite, tempere com sal e pimenta, e disponha em seu torno as batatas.

Leve ao forno e vá virando de vez em quando, para a assadura ser uniforme. Quando estiver bem dourado, retire e sirva.

7 comentários


Agdah disse...

O difícil aqui é encontrar galinha de quintal, mas adorei.


Unknown disse...

Realmente, frango caseiro é outra coisa! De vez em quando, tb tenho acesso a esse tipo de produtos e a diferença é brutal


Elvira disse...

Até fiquei com água na boca... Nada melhor que frango caseiro assado. E o perfume das ervas... Ummmmhhh...! :-)


Carla disse...

Tenho também esse livro do Jamie Oliver e cada vez que o abro vejo sempre este frango. Tenho mesmo de experimentar. O seu tem um aspecto divinal! =)

Já agora ontem fiz as almôndegas que vêem no livro e ficaram deliciosas!


Cláudia A. disse...

Esse franguinho ficou muito apetitoso. Adorei.


colher-de-pau disse...

São os bons ingredientes que fazem as boas receitas...
Que frango delicioso!


flávia disse...

Faço esse frango sempre,mas em vez de colocar o limão siciliano,que para meu paladar amarga um pouco,eu substituo por cebola.Fica divino.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff