29 julho 2007

29 julho 2007

Fruta gratinada

3 comentários
 

A base para esta sobremesa é a receita de Maçãs Gratinadas publicada no livro 'Dieta (À Minha Maneira)' de Helena Sacadura Cabral. As diferenças principais para esta versão estão basicamente na fruta (o original leva maçãs e alperces secos, eu ponho maçãs e frutas diversas, dependendo do que tiver em casa) e na canela, que não estava no original, mas que eu acho que fica muito bem. É uma sobremesa simples, saborosa e nada excessiva em calorias...


Ingredientes (4 pessoas):
4 maçãs
1 limão
4 pêssegos (ou pêras ou outra fruta que se queira colocar; nem todas resultam bem, mas é possível obter resultado com muitos tipos diferentes)
1 colher de chá de passas
1 colher de manteiga magra
2 colheres de açúcar

Ingredientes para a cobertura:
2 ovos
1 colher de chá de manteiga magra
2 colheres de sopa de amêndoa ralada
2,5 colheres de sopa de açúcar


Preparação:
Comece por preparar as maçãs: descasque-as e corte-as em oitavos. Coloque-as num pirex, regue com o sumo do limão e espalhe por cima as duas colheres de açúcar. Leve a forno médio por cerca de 15 minutos.

Enquanto espera, coloque as passas de molho e descasque e corte em oitavos os pêssegos (na foto os pêssegos aparecem com casca - foi esquecimento meu; não estraga a receita, mas é menos prático para comer). Prepare a cobertura: bata os ovos com o açúcar até estarem espumosos. Derreta a manteiga e junte aos ovos. Junte também a amêndoa ralada.

Assim que as maçãs estiverem prontas, retire-as do forno e junte-lhe as passas escorridas e os pêssegos. Deite os ovos batidos por cima, polvilhe tudo com canela e volte a colocar no forno por mais uns 10 minutos.

Sirva ainda quente.

3 comentários


Elvira disse...

Gosto de sobremesas assim... Simples, naturais, leves... :-)


Agdah disse...

Que interessante!!!


Chef Janvier disse...

Essa fruta quente deu direito a dor de barriga, ou tudo correu bem? É que parece mesmo o tipo de coisa que eu gosto, mas antes de experimentar...


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff