31 janeiro 2009

31 janeiro 2009

Camarão em azeite picante com espinafres

5 comentários
 
Está a tornar-se um prato favorito. É leve, com os espinafres a equilibrarem os sabores fortes do tomate seco e do camarão feito no azeite picante. Até o alho, frito até ficar estaladiço, dá uma graça especial ao prato. Apenas os camarões custam a preparar – reserve uns 20 minutos para esta tarefa. Depois, tudo é simples e saboroso. O único ingrediente mais invulgar é o tomate seco – compre uma saqueta de 250 gramas numa boa mercearia ou supermercado gourmet e verá que dura semanas sem fim.

Ingredientes para 4 pessoas:
50 camarões 30/40
800 g de espinafres congelados
1 dl de azeite
6 dentes de alho grandes
6 metades de tomate seco
1 malagueta
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque os camarões e lave. Para retirar a tripa, apoie o camarão sobre a tábua de cortar, e abra as costas com uma faca comprida, removendo a tripa com os dedos sob água corrente. Reserve as cascas e cabeças para fazer um caldo de marisco, se desejar.

Leve os blocos de espinafre congelado ao lume, com alguma água, e deixe ferver até descongelar por completo. Esmague 3 dentes de alho com a faca e pique-os finamente. Junte ao espinafre. Tempere com sal e pimenta.

Ao mesmo tempo, leve 1 dl azeite ao lume numa frigideira grande ou wok com a malagueta aberta. Esmague os restantes alhos com a faca e pique-os grosseiramente. Deite-os na frigideira até alourarem. Junte agora os camarões, salteando por uns minutos até cozinharem. Perfume com umas voltas do moinho de pimenta.

Escorra muito bem os espinafres, num passador de rede, espremendo-os com a mão. Retorne ao tacho para temperar com algum azeite cru e também com algum do azeite dos camarões.

Corte o tomate seco em juliana. Sirva em cada prato uma grande camada de espinafres e disponha os camarões e o tomate seco, regando com azeite que sobrou na frigideira. Deite fora a malagueta, mas aproveite os alhos fritos no azeite, estaladiços e de sabor intenso. Para quem gosta, claro!

Para o prato resultar, a malagueta tem de se notar bem nos camarões – tenha coragem na dose da malagueta, que isto pede sabores fortes.
Acompanhado de um vinho branco seco, fica de estalo!

5 comentários


ameixa seca disse...

Até se me estalou a língua na boca :)


Sandreane disse...

Hum... Tudo de bom essa combinação de camarão e pimenta...


Luís Pontes disse...

Deve ser de ir "às lágrimas"! (Bom, talvez até, literalmente!)

Uma dúvida: o tomate seco é usado na versão mesmo-seco ou na versão já "oleada" em azeite.

Eu faço o meu próprio "pomodori secchi" e tenho sempre imenso!


Chef Janvier disse...

:) Um camarão bem puxado com malagueta fica sempre bom. É difícil acertar no ponto certo de picante, porque as malaguetas variam entre si, mas chego a provar o azeite (com uma colher e soprando até arrefecer) para ver como está de picante.

Usei o tomate seco mesmo seco, que aparece na foto em finas tiras vermelhas sobre os camarões.


Rivera disse...

Adoro camarão com um toque de picante! É uma bela mistura.


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff