07 fevereiro 2007

07 fevereiro 2007

Frango com batatas no forno

1 comentário
 
Não é a receita com mais glamour, mas eu gosto – simples e saborosa. Comecei a aprender o que é um frango no forno com a minha tia Zefinha, já lá vão uns quinze anos. Ela esfrega o frango com alho e sal, e põe-lhe um limão dentro do cavername, levando ao forno. Eu, com a mania de elaborar, fiz o mesmo, mas acrescentei algumas coisas.

Esfregue bem o frango com alho e sal. Deixe repousar 1 hora. Corte batatas em cubos (ou use batata nova pequena, com casca). Junte tudo numa travessa para ir ao forno. Desfolhe um ramo de alecrim e espalhe por cima da travessa. Regue com azeite e aromatize com os temperos, do alecrim à pimenta. Sobreponha fatias de margarina vaqueiro, em particular sobre a carne. Corte os topos a 2 limões e junte-os à travessa.

Leve ao forno a 170º por 45 minutos, na zona baixa. Vire a carne e as batatas, e leve por mais 15 minutos, na zona média.

Sirva com azeitonas pretas e um ramo de alecrim para enfeitar. Esprema o conteúdo dos limões assados por cima da carne e das batatas. Apeteceu-me picar uns picles, mas não tinha.

Para 4 pessoas:

1 frango médio
6 batatas grandes
2 limões
3 dentes de alho
50 gramas de vaqueiro
Azeitonas qb
Azeite qb
Alecrim, manjericão seco, orégãos, sal, pimenta qb

O Jamie Oliver faz um frango saboroso, em que corta uma série de ervas aromáticas frescas e as entala entre a pele e a carne do frango. Fica para outro dia...

1 comentário


Unknown disse...

Vou fazer... cheira bem!


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff