31 julho 2007
31 julho 2007
Peitos de frango recheados com farinheira
Esta receita saiu numa Saberes & Sabores há talvez uns dois anos e tornou-se uma das receitas preferidas em minha casa. Não sei onde pus a revista e não posso por isso garantir que ainda faça o prato tal e qual vem na receita original - já é feito completamente de memória, e já se sabe que por vezes a memória não é de confiança... Mas pelo menos o prato fica bom assim, que é o importante.
Preparação (4 pessoas):
4 peitos de frango
1 farinheira
100g cogumelos frescos
100g tâmaras secas
mostarda
vinho do Porto
azeite
sal
pimenta
Preparação:
Comece por cortar finamente os cogumelos e as tâmaras, reservando separadamente. Tire a pele à farinheira e desfaça-a em pedaços grandes. Coloque de seguida um pouco de azeite numa frigideira e leve a lume médio. Quando estiver quente deite-lhe os cogumelos e deixe cozinhar um pouco, juntando de seguida a farinheira. Enquanto vai cozinhando, vá esmagando a farinheira com a colher-de-pau, e misture-a bem com os cogumelos. Por fim, junte as tâmaras e continue a misturar tudo muito bem com a colher-de-pau. Passados uns minutos retire do lume e reserve. Mantenha a frigideira - ainda vai ser precisa.
Pegue agora nos peitos de frango e abra-os de lado, como se abrisse um pão para fazer uma sandes (não separe totalmente as metades, abra só o suficiente para colocar o recheio dentro). Coloque uma porção do recheio de farinheira, cogumelos e tâmaras dentro de cada peito (se necessário use palitos para manter os peitos fechados após recheados). Barre os peitinhos com mostarda de ambos os lados, tempere com sal e pimenta moída na altura e leve-os ao lume na mesma frigideira na qual preparou o recheio, aproveitando para os salpicar com um pouco de vinho do Porto.
Assim que estiverem prontos, retire e sirva (podem ser acompanhados com arroz, salada, ou qualquer outro acompanhamento que prefira).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários
Provei esse prato na pousada de Viana do Castelo e achei-o fantástico! Ainda há uns dias, andei à procura da receita sem a encontrar... E ainda por cima, tenho uma excelente farinheira minhota à espera no frigorífico.
Obrigada. Logo que posso, testo! :-)
Ainda não provei, mas vou provar...
Não interessa nada não se lembrar da receita original, esta está excelente!!!
k maravilha adoro farinheira..
deve ter ficado muito bom
parabéns
bjokas
Eu também costumo fazer uns peitinhos do género e adoro! Estes ficaram com um aspecto fabuloso..
Uau! Deve ser mesmo muito bom! Sempre gostei da Saberes e Sabores na minha opinião é uma revista muito boa.
Contraste óptimo, sem dúvida.
Parabéns pelo blog com 5* na apresentação!
Beijinho
Enviar um comentário